About



ENCONTRO HISTÓRICO EM MOEMA - SP: O JORNALISTA WALTER BRITO E O FAMOSO ALFAIATE MIRKAI!


 O jornalista Walter Brito e o alfaiate e professor Alexandre Mirkai


Por jornalista Walter Brito 

Boa tarde, querido irmão Valdo Gualberto de Brito, o popular Daizão, advogado e gerente aposentado do Banco de Brasília -BRB.

o advogado Valdo Gualberto fazendo pamonha, na sua chácara Cantinho da Lua


 Parabéns pela sua bela chácara nos arredores de Formosa-GO, distante 80 km do Palácio do Planalto em Brasília. Vou aí fazer pamonha com você em breve! Ontem, 21/01/2022, tive um dia glorioso em Moema-SP. Fui lá, a priori, falar com a amiga de 40 anos - Aldineia Fidelix, viúva do saudoso amigo Levy Fidelix, referente a minha candidatura para deputado federal  por São Paulo, pelo PRTB, em outubro de 2022. O partido do general Mourão hoje é presidido nacionalmente pela viúva do Levy. 

 Fachada de uma das alfaiatarias mais bem montadas do Brasil, sob a coordenação do mestre Mirkai


Eis que na volta, andando pelas ruas de um dos melhores bairros da Pauliceia (melhor IDH) - bairro inclusive, e por coincidência, fundado quando eu nasci, 15 de outubro de 1954, com o nome de Indianópolis, deparo-me com uma alfaiataria de alto luxo de nome Mirkai. Como sempre, meu instinto falou mais forte e lá fui tocar a campainha do luxuoso atelier de alta costura masculina. Atendeu à porta um senhor de cinquenta e poucos anos, magro, olhos claros, altamente bem vestido e se identificou como Mirkai. 

Um modelo exclusivo lançado em desfile de modas nos anos 70 , pela etiqueta Alfaiataria Mirkai


Com o meu feeling de repórter do primeiro time nacional, desconfiei por meio de suas primeiras palavras, como também pela sua educação refinada de um lorde inglês, um gentleman! Percebi logo que aquele homem não seria um alfaiate comum. Perguntei de pronto: - Além de alfaiate, o senhor exerceu outra atividade na vida? - O homem branco e educado sorriu e argumentou: "Sou engenheiro e estou alfaiate por conta de meu pai, pois ele é o verdadeiro profissional de alta costura masculina, e Mirkai é nome de família". Avistei ao longe uma casaca em um manequim em prova simples e perguntei mais uma vez: "De quem é aquela casaca alinhavada e em prova simples?"  

Uma casaca em ponto de prova no atelier Mirkai em Moema


Sem pestanejar e sem querer revelar o nome do cliente, o homem alto, magro,  de olhos azuis respondeu timidamente e desconfiado: "É de um membro da nobreza europeia que passa uma temporada no Brasil". Antes do escriba da política nacional fazer a terceira pergunta, Mirkai a fez: "E o senhor é algum político?  Vestido com o elegante terno chumbo, gravata e suspensórios, numa sexta-feira e no final do expediente?...  - Respondi de pronto e sem tergiversar: "Sou o jornalista Walter Brito". Minutos depois, no momento do cafezinho servido pela atenta secretária , a secretária que ouviu minha conversa com o patrão e, obviamente, consultou o meu nome no Google, provocou: "Além de jornalista, o senhor também é escritor e conhece o Pelé, não é? - Como está a saúde dele?". Eu agradeci com requinte a levantada de bola e cabeceei no ângulo esquerdo, embora prestes a filiar-me em uma legenda partidária da direita: "Sim, escrevi o livro Vidas Negras Importam. O Rei Pelé já está no Guarujá, após ter feito quimioterapia com sucesso no Albert Einstein. Vou visitá-lo brevemente!”  

O professor Farina de paletó escuro e calça clara e cigarro na mão esquerda. Ao seu lado esquerdo, o Mirkai e em seguida o alfaiate Davi, então presidente do Sindicato dos alfaiates de Brasília


Mirkai subiu um lance de escada da luxuosa Casa de Moda Masculina e desceu ao lado de um senhor de mais idade. O homem, embora ja passando dos 80, ainda assim, continua trabalhando e tudo indica ser muito saudável, independentemente do problema que o aflige. O senhor simpático e de bem com a vida, é muito parecido com o Mirkai engenheiro e pai de um casal de filhos. O senhor me cumprimentou com elegância e muito cuidado com sua máscara, pois estamos em um momento perigoso da Pandemia. E me disse: 

Filho e pai lutando com todas as forças,  pela moda masculina de qualidade no Brasil. O filho é o engenheiro - alfaiate Alxandre Antonio Mirkai. O pai, mestre e professor de alta costura, que assina simplesmente: Alexandre Mirkai. Contato: Telefone 11 55612479;  Celular 11 999306673.                                Endereço: Avenida Aratãs, número 323 - São Paulo -SP       Site: WWW.MIRKAI.COM.BR


"Eu sou o alfaiate Alexandre Mirkai, pai do engenheiro-alfaiate que o atendeu. Tenho 82 anos, e meu pai, que nasceu na Hungria, também era alfaiate" - A curiosidade do filho primogênito de Vespasiano Gualberto de Brito aumentou e perguntei ao artista da miudinha e da tesoura, o seguinte: "O seu pai, o húngaro, por acaso não foi aluno do professor de alta costura, o italiano Farina, que também foi meu professor, quando eu tinha quase 19 anos em Brasília?” - O senhor sensível deixou algumas lágrimas  cair no rosto, apertou minha mão com firmeza e disse: "Eu e o professor Farina fomos seu professor, quando você era um menino e ministramos um curso para dezenas de alfaiates em Brasília". Disse. 

Alexandre Mirkai construiu uma das mais belas histórias da alta costura masculina no Brasil, que será contada com detalhes. Brevemente publicada por este repórter em diversos veículos do país


Lembro-me que nesta época, eu já era audacioso e atrevido e queria disputar a presidência do Sindicato dos Alfaiates com o  famoso e poderoso alfaiate  Davi, que foi patrão de meu pai, o Vespasiano, que também trabalhou com o importante alfaiate Geraldo Marques, e foi ainda contramestre do estilista Linhares, representante de Pierre Cardin no Brasil. Por minha causa, certamente, e com receio de perder o Sindicato dos alfaiates de Brasília para o então jovem alfaiate e estilista de modas Walter Brito, o Davi, por meio do Sindicato, levou para o DF  o professor Farina, e como auxiliar,  o designer de alta costura masculina em 1974,  quando ministraram um curso intensivo para os alfaiates de Brasília, o que foi um sucesso. Foi a forma elegante com  que o Davi  nos  tirou da disputa e se elegeu novamente candidato único do Sindicato dos alfaiates de Brasília. Mirkai e o professor Farina passaram um mês em Brasília e contribuíram de forma efetiva com a alta costura masculina na capital brasileira. Mirkai continuou sua fala no seu sofisticado atelier em Moema: "Vou lhe mostrar algumas fotos de nossa passagem por Brasília." Disse. Tive uma crise de choro intensa ao ver as fotos. Fui a um canto da sala discretamente, enxuguei as lágrimas e continuei a conversa. A referida crise eu a  comparo com a que eu tive em Anápolis -GO, em 2012, quando cheguei à Praça Bom Jesus, onde Vespa, meu querido pai, tirava fotos para enviar para a noiva Deja em Formosa - GO,  no início dos anos 50. Fui ao banheiro, lavei o rosto e tomei dois comprimidos de AAS Infantil de 100 MG. Quase que tive outro AVC. Quando o senhor Mirkai me mostrou mais fotos,  percebi que eu não estava junto com os demais alfaiates, pois foram feitas no dia em que eu fazia prova final do terceiro científico no Elefante Branco. Vou fazer, brevemente, a mais completa matéria jornalística sobre o alfaiate no Brasil, com base no encontro de Moema com o alfaiate dos alfaiates da atualidade, o meu professor Mirkai, que encontrei 47 depois no fantástico e elegante bairro de São Paulo, o bairro de Moema!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Excelente registro em crônica de costumes , caríssimo!
    Quem tem história,bem pode contar história e estórias tão interessantes em inteligentes quanto essa. Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir