O jornalista Walter Brito 28.233 PRTB, o vereador do Marçal. PABLO MARÇAL poderá vencer no primeiro turno. 28 neles! |
Por: Daniel Guedes
O jornalista Walter Brito tem uma história de lutas, conquistas, muita fé em Deus e vitórias! Tal qual Pablo Marçal (PRTB), o também goiano de Formosa é um fuçador, como disse o saudoso ator Milton Gonçalves, amigo de militância negra do jornalista.
A fala do famoso ator global se deu no dia 10 de outubro de 2006, quando o filho da saudosa faxineira de uma escola pública em Goiás, dona Dejanira Carvalho de Brito e do também saudoso alfaiate Vespasiano Gualberto de Brito, lançou em alto estilo o livro "Memórias de uma família negra brasileira ", vendido de forma efetiva nas mais importantes livrarias do país e já na quarta edição.
Vidas Negras importam é vendido nas melhores livrarias do país! |
A obra de Walter tem prefácio do poeta e compositor goiano Antonio Victor, capa do artista plástico Siron Franco e apresentação do jornalista e ex-presidente da República José Sarney, membro da Academia Brasileira de Letras.
Da direita para a esquerda: Jornalista Walter Brito, a sua mãe Dejanira e o pai Vespasiano. Em seguida: os atores Milton Gonçalves, Jorge Coutinho e Cosme dos Santos.. |
O primeiro evento de lançamento da obra se deu no Foyer do Teatro Nacional em Brasília-DF, com a presença de cerca de mil pessoas, entre as quais os sete irmãos do candidato a vereador por São Paulo pelo PRTB com o número 28.233, a mãe e o pai de WB, os verdadeiros homenageados e protagonistas do livro de 200 páginas, além de nove embaixadores africanos, a militância negra de São Paulo, Rio, Salvador, São Luís, Goiás, Brasília e região.
Também estiveram presentes os então presidente da Suprema Corte, ministro Maurício Corrêa, a governadora de Brasília Maria de Lourdes Abadia, o secretário de Cultura do DF Ricardo Marques, dezenas de deputados distritais, estaduais de Goiás e deputados federais de diversos cantos do Brasil, e os três atores negros da TV Globo: Milton Gonçalves, Jorge Coutinho e Cosme dos Santos e, cada um deles com uma novela no ar, entre outros convidados. Foi sem dúvidas o lançamento de livro de grande impacto na capital brasileira, quando o autor vendeu e autografou 536 exemplares da história de sua família, baseada na educação de qualidade dos oito filhos do alfaiate e a faxineira e porteira de um escola público no interior brasileiro.
O Rei Pelé recebe o abraço do amigo e jornalista Walter Brito, no dia de sua posse como Ministro dos Esportes do governo FHC. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto em Brasília |
O jornalista descreve com muita maestria o racismo e a dívida histórica que o Brasil tem com o povo negro brasileiro, o legado da Mãe África para o nosso país e sua relação com o povo quilombola de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia e outros estados onde existem os resquícios da escravidão. O jornalista descreveu também sua relação com as lideranças negras do Brasil e do mundo.
Vale lembrar que o Jornalista Walter Brito foi diretor financeiro e administrativo da Fundação Cultural Palmares, e também vice-presidente da referida instituição entre 1990 a 1994. Nesse ínterim, o Jornalista assumiu interinamente a presidência da Fundação Cultural Palmares por diversas vezes, à época vinculada à Presidência da República. Uma dessas vezes foi quando esteve no Brasil, pela primeira vez, o líder negro Nelson Mandela, no ano de 1991. Em um glorioso evento ocorrido no Estádio Cariacica no Estado do Espírito Santo, organizado pelo então governador Albuíno Azeredo (PDT) e o governo federal, quando o Jornalista Walter Brito assumiu interinamente a presidência da Palmares para, ao lado do governador Albuíno, homenagearem Madiba. Este passou 27 anos no Cárcere na África do Sul. No Estádio Cariacica, o governador Albuíno falou em nome do Estado do Espírito Santo, e o jornalista goiano fez seu pronunciamento representando o governo federal, quando foi aplaudido por 8 mil pessoas presentes.
Em 1993, o Jornalista Walter Brito mais uma vez assumiu interinamente na condição de presidente substituto da Palmares para organizar as despedidas fúnebres do ator Grande Otelo, morto nas escadarias do Aeroporto Charles de Gaule em Paris. O homem da comunicação brasileira Walter Brito organizou o velório do protagonista de Macunaíma no Palácio da Cultura Gustavo Capanema no Rio de Janeiro, quando compareceram milhares de populares, os familiares de Otelo, o meio artístico e cultural, a presença do arquiteto Oscar Niemayer, do então governador do Rio Leonel Brizola (PDT), do Ministro da Cultura Gerônimo Moscardo, do presidente da República Itamar Franco e muitos outros admiradores e amigos do ator mineiro. No dia seguinte, o jornalista Walter Brito seguiu para Uberlândia MG com todos os parentes de Grande Otelo. O sepultamento foi realizado com honras de Chefe de Estado com a participação de dez mil pessoas. O ator Pratinha, filho de Otelo, fez seu pronunciamento em nome da família, o ex-apresentador do Fantástico na TV Globo, ex-senador mineiro e ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa - falou em nome dos artistas, e o jornalista goiano Walter Brito fez o seu pronunciamento representando o presidente da República Itamar Franco. O jornalista, radicado em São Paulo há cinco anos, foi professor de matemática na rede educacional de Goiás em sua juventude plena e é também formado em Direito pela Universidade Paulista - Unip. Walter Brito trabalhou em diversos jornais do país, fez cobertura jornalística no Congresso Nacional e Presidência da República por 42 anos. Em São Paulo o jornalista trabalhou como assessor de imprensa na ALESP e também na Federação Nacional de Advogados, Estagiários e Bacharéis - FADESP. Entrevistado pela reportagem, ele afirmou:
"Pretendo me eleger para o parlamento municipal de São Paulo com objetivo de defender a Causa Negra e a Cultura em todos os seus segmentos. Eu e os demais candidatos a vereador do PRTB estamos unidos e lutando ao lado de Pablo Marçal (PRTB), com o propósito de contribuirmos com sua eleição ainda no primeiro turno. Embora jovem e com 37 anos de idade, Marçal é o mais preparado para administrar São Paulo, olhando para o ano de 2050. Serão 25 anos de progresso em apenas quatro anos de administração. Acredito firmemente que Marçal vencerá ainda no primeiro turno", concluiu o Jornalista Walter Brito 28.233. Marçal, em diversas reportagens e gravações de campanha afirmou com todas as letras: "Eu apoio de forma efetiva o Jornalista Walter Brito, pois é um dos maiores defensores da causa negra no Brasil e da cultura em todos os seus segmentos. Além disso, Walter tem uma história que orgulha a todos nós e está preparado para ser um dos melhores vereadores do parlamento da cidade de São Paulo", concluiu o próximo prefeito de São Paulo Pablo Marçal
Concluiu o próximo prefeito de São Paulo Pablo Marçal. Na próxima edição, veja entrevista exclusiva com Antônia de Jesus, cujo texto será escrito pelo Jornalista Walter Brito.
0 Comentários