About

KATIA BACELAR É UMA DEFENSORA INCONTESTE DA BAHIA

A Arquiteta e produtora rural Katia Bacelar (PL), de acordo com o cientista político Juvenil Coelho, ela tem tudo para ser uma das mais votadas para deputada estadual da Bahia, no dia 4 de outubro de 2026.

Texto escrito pelo jornalista Walter Brito   

     A arquiteta, produtora rural, mãe de família e defensora do Estado da Bahia -BA, Katia Bacelar é uma referência da mulher brasileira que não desiste nunca! Oriunda de uma família de empresários e políticos bem-sucedidos, Katia foi presidente do PL Mulher na Bahia, ocasião em que foram feitos grandes encontros fomentando a participação da mulher na política de forma efetiva, em todos os rincões da terra de Ruy Barbosa. A empresária e política já enfrentou duas eleições para deputada estadual, em 2018 e 2022, quando obteve votações expressivas, mas não se elegeu, embora tenha sido mais votada que determinados deputados eleitos que tiveram menos votos que ela. 

A produtora rural baiana em uma das campanhas políticas, sempre no afã de tornar-se represente de sua Bahia na Assembleia Legislativa.  Lá  reinou o autor de Tieta do Agreste, o escritor Jorge Amado

Estes foram beneficiados pela legenda partidária que exigiu menor número de votos. A empresária rural que corre o Brasil e o mundo na busca de melhorias para o seu estado, foi entrevistada pela nossa reportagem, quando a questionamos sobre a produção de cacau em 2025. Sem pestanejar, Katia Bacelar respondeu de pronto: "Embora numa disputa acirrada com o Pará, a Bahia em valor e processamento manteve em 2025 a liderança nacional na produção do cacau, que é conhecido internacionalmente como o fruto de ouro. Contudo, o cacau importado ameaça o sul da Bahia, pois derruba preços e destrói a agricultura familiar, e isso, eu como produtora rural e filha da Bahia não posso admitir. Sabemos que o sul da Bahia é o berço histórico do cacau e não podemos deixar que ocorram injustiças em nossa economia, o que se dá exatamente no momento em que o preço de nosso produto começa a subir no mercado internacional. Tenho participado de eventos no Brasil e no exterior e acompanho de perto a valorização do cacau produzido aqui na Bahia. 

A arrojada produtora rural Katia e o seu querido e estimado primo, o Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado da Bahia

E mais, após décadas de sofrimento, abandono e perdas, uma prática recorrente volta a assustar nossos produtores. Trata-se da importação de cacau estrangeiro, especialmente de países africanos, pressionando artificialmente os preços pagos ao produtor baiano. Quem sente primeiro e de forma mais forte são os agricultores familiares, responsáveis pela base produtiva da região cacaueira", arrematou Katia. 

A produtora rural nos salões da Europa na defesa de seu povo. Na foto, ela se encontra no Salão do Chocolate na cidade Porto -Portugal, juntamente com o primo Naurívio Bacelar, sempre na defesa da cultura calcaueira

 É com esse perfil de mulher guerreira e lutadora pelos direitos da mulher que Katia pretende disputar a eleição do dia 4 de outubro no estado em que o sexo feminino representa a maioria do eleitorado com 52,7 %, enquanto que o eleitorado masculino é de 47,3%, quando a Bahia ultrapassa a casa de 11 milhões de eleitores. Entrevistado pela reportagem, o cientista político Juvenil Coelho, CEO do Instituto de pesquisa eleitoral Phoenix, com escritório em São Paulo, Brasília-DF, Acre, Rondônia e atuação em todo o Brasil há mais de 40 anos, disse o seguinte: "O empoderamento da mulher na política na Bahia em 2026 será o mais arrojado de todos os tempos, pois em 2025, a Bahia mais que dobrou o número de organismos para mulheres-OPMs, o que fortalece candidaturas como a de Katia Bacelar que tem serviços prestados ao povo baiano e vem de duas eleições com votações expressivas. Além disso, pesquisas qualitativas recentes mostram claro que o eleitorado baiano vai exigir a presença da mulher em espaços de poder e decisão, inclusive mulheres que lutam contra a violência doméstica que é o perfil da ex-presidente do PL mulher, a pré-candidata Katia Bacelar", declarou Juvenil Coelho. Como se vê, não existe democracia sem a presença da mulher na política. 

A arquiteta baiana Katia Bacelar, lutadora pelos direitos de seu povo, ao lado do constitucionalista e ex-presidente do Brasil Michel Temer, no auditório professor Miguel Reale.

É o pensamento de especialistas, juristas e órgãos internacionais, pois a democracia é fundamentada na pluralidade e representação fiel da sociedade. Logo, as mulheres representam 51,1% da população de nosso país, enquanto que 53% é o percentual do eleitorado feminino que irá votar no dia 4 de outubro no Brasil. Desejamos sucesso ao projeto político de nossa entrevistada, a arquiteta e produtora rural Katia Bacelar, pré-candidata a deputada estadual pelo PL da Bahia.

O jornalista e cientista político Juvenil Coelho, acredita firmemente que a produtora rural Katia Bacelar- será vitoriosa no pleito de outubro de 2026



Postar um comentário

0 Comentários