segunda-feira, janeiro 06, 2014
0
(Lamine Kantê, embaixador Sylvestre A.AKA, Senador Gim Argello e o Conselheiro Raymond Daniel Bomoi)

Por: Walter Brito

O ex-presidente Lula incrementou de forma muito forte as relações entre o Brasil e os países africanos. Vale lembrar, que em 2002, o Brasil tinha apenas 15 embaixadas africanas acreditas em nosso país, hoje elas já são 35. O esforço feito pelo ex-presidente Lula, no sentido de promover o desenvolvimento social; por meio de investimentos, créditos, cooperação e intercâmbio tecnológico; além de incentivar a construção de sólida parceria em temas como: Agricultura, saúde, educação e energia. Vale lembrar, que de 2003 à 2013 o comércio exterior com a África, cresceu de U$ 6 bilhões para mais de U$ 30 bilhões. Também na última década, pelo menos 540 empresas nacionais se instalaram em países africanos. Para facilitar os negócios, o Banco do Brasil e o BNDES destinaram mais de U$ 65 bilhões em crédito de exportação. Os empresários brasileiros querem mais. Nossos empresários querem avançar nos investimentos naquele continente, não deixando o mercado livre somente para países emergentes como a China e a Índia, que já são considerados os maiores negociadores naquele continente.

A presidenta Dilma Rousseff, já deu os primeiros passos para melhorar a educação na África e está investindo cerca de R$ 6 milhões num projeto, que envolve países de língua portuguesa. Com isso, os africanos estão cada vez mais atentos ao Brasil.

Nesse sentido, no final do mês de dezembro de 2013, o embaixador da Costa do Marfim Sylvestre A.AKA, acompanhado do conselheiro daquela embaixada africana Raymond Daniel Bomoi e do assessor especial Lamine Kantê, estiveram no gabinete do senador Gim Argello (PTB/DF), quando foram oficializar junto ao Congresso Nacional, a visita que o presidente da Câmara dos Deputados daquele país, fará ao Brasil no primeiro semestre de 2014. Entrevistado pela reportagem, o embaixador disse: “O encontro com o vice-líder da presidenta Dilma no Senado, o Senador Gim Argello, foi muito proveitoso. O nosso objetivo foi trazer o documento que oficializa a vinda do presidente da Câmara dos Deputados da Ação Internacional de Côte d'Ivoire (Costa do Marfim) ao Brasil. Vale lembrar, que a sua vinda ocorrerá no primeiro semestre de 2014. A visita ao gabinete do senador Argello, reforça sobremaneira as relações do parlamento brasileiro com o parlamento de nosso país, ao tempo em que fortalece as relações Brasil e África, que cresceu muito nos últimos 10 anos”, declarou.

O senador Gim atendeu à reportagem e disse: “Estou honrado ao receber em meu gabinete o embaixador Sylvestre A.AKA. Ele vem com um motivo especial, que é a visita do presidente da Câmara dos Deputados da Costa do Marfim ao Congresso Nacional. Nesse caso, a democracia será reforçada de parte a parte, o que é fundamental para o avanço do relacionamento econômico, cultural e social entre o Continente Africano e o Brasil. Lembro ainda que, o presidente Lula e a presidenta Dilma, são dois guerreiros nesse sentido. Ressalto também, que sempre fui favorável a todos os investimentos feitos pelo Brasil na África, mostrando de forma clara, que os destinos de nosso país e o continente Africano estão traçados. Agradeço a visita e acredito que o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB), envidará todos os esforços para receber da melhor forma, esta importante autoridade do parlamento da Costa do Marfim”.

0 comentários:

Postar um comentário