About



FORMOSA TEM NOMES FORTES DA ELITE E DAS CLASSES POPULARES PARA PREFEITO EM 2024!

O deputado estadual Tião Caroço (União Brasil), entre a delegada Fernanda (Republicanos) e a vereadora suplente Nilza Gomes (PT).  Tudo indica que os três disputarão mandato para prefeito de Formosa em 2024

Texto escrito pelo jornalista Walter Brito

A cidade de Formosa-GO, distante 80 km do Palácio do Planalto em Brasília, tem muita história, e também é mãe de personalidades de nascimento e de coração de diversas vertentes, algumas, inclusive, que nunca se interessaram pela política partidária, mas são citadas como opção para a disputa da prefeitura em 2024. Vale lembrar que a cidade muitas vezes visitada por JK durante a construção de Brasília na segunda metade dos anos 50, surgiu nos idos do século XVlll, quando a região pertencia à Capitania de São Paulo. 

Rua dos Crioulos no passado/Rua Alves Castro na atualidade

Diz a história que a origem efetiva da cidade se deu por meio do comércio intenso do gado naquele período, ocasião em que tropeiros provenientes da terra de Ruy Barbosa e Gal Costa, a bela Bahia, se encontravam com comerciantes que se deslocavam da rica Minas Gerais de JK e Ângela Diniz. O local preferido dos bandeirantes no chão goiano era conhecido como Rua dos Crioulos, hoje Rua Alves de Castro.

A cidade tem atualmente uma população de 125.705 habitantes e é uma das mais cobiçadas para morar ao redor da capital brasileira e também para passeios turísticos nos feriados e finais de semana, o que atrai visitantes de todas as tribos, tais como os adeptos das trilhas, turismo religioso, cachoeiras, voo livre, entre outros.

O Salto do Itiquira tem 160 metros de altura

Entre os points do turismo destacamos nesta reportagem: A Lagoa Feia, o Salto do Itiquira, o Complexo Turístico Parque Bandeirinha (romaria), Sítio Arqueológico Toca da Onça, Buraco das Araras, Buraco das Andorinhas, Morro de São Pedro (rampa de voo livre), Museu Couros, etc. É importante ressaltar que dois assíduos visitantes do município de Formosa são os poderosos homens do governo Lula, o presidente do BNDES, o ex-senador Aluísio Mercadante e o ex-governador do Piauí Wellington Dias, atual Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil.

Aluísio Mercadante e Wellington Dias são frequentadores da cidade de Formosa

Na cidade nasceram os controladores da J&F, maior grupo privado do Brasil, os irmãos Joesley e Wesly Batista. Ambos nasceram em Formosa numa casa conhecida como esquina da sorte. O irmão mais velho da dupla de bilionários é José Batista Júnior, o Júnior Friboi, nascido em Anápolis, mas passou boa parte da infância e adolescência na Esquina da Sorte em Formosa. Este é proprietário há 15 anos da JBJ, portanto, bilionário também!

Wesley e Joesley nasceram na Esquina da Sorte em Formosa - Foto: Ella Dürst (2015)

A cidade que foi administrada por quatro mandatos pelo saudoso senador José Saad é altamente conservadora. Lá, Jair Bolsonaro venceu Lula da Silva no primeiro e no segundo turnos na eleição presidencial de 2022, e ainda não elegeu nenhum prefeito do PT e nem da ala progressista. Contudo, com a ascensão do filho de dona Lindu ao seu terceiro mandato para presidente da República, a antiga Rua dos Crioulos poderá ser palco da maior disputa política de sua história, onde progressistas, a maioria surgida das classes sociais menos favorecidas, enfrentarão figuras proeminentes e filhos das elites, alguns originários das capitanias hereditárias.


José Nelto é um empresário bem-sucedido e pensa se tornar prefeito de Formosa

Já são onze os pré-candidatos para a prefeitura da cidade conhecida como portal do Nordeste Goiano, embora seja também uma das principais cidades do entorno de Brasília - DF. Comecemos com o deputado federal José Nelto (Republicanos) que sonha em ser prefeito de uma cidade goiana de porte médio. Com 63 anos de idade e quatro décadas de política, o republicano já foi vereador em Goiânia e diversas vezes deputado estadual por Goiás. Nascido em Tiros (MG), o empresário e advogado obteve votação razoável para deputado federal em Formosa em 2022. Outro pré-candidato declarado é o ex-prefeito e atual deputado estadual Tião Caroço (União Brasil). 

Tião Caroço, entre Betinho da Saneago e o vereador Marcus Araújo. Os três são donos de eleitorado semelhante

Considerado um dos melhores prefeitos da história de Formosa, o parlamentar Sebastião Monteiro Guimarães, de 71 anos, é oriundo de família tradicional de Formosa e tem a seu favor grupos poderosos nas zonas rural e urbana do município. Correm por fora, e na mesma veia política que apoia Caroço, o Betinho da Saneago (sem partido) e o presidente da Câmara de vereadores de Formosa Marcus Goulart Araújo (PP). Betinho é funcionário público e muito querido por todos os segmentos da sociedade formosense, especialmente no futebol, onde o seu pai, o saudoso Diogo Francisco, é nome do único estádio de Formosa e região. Já Marcus Araújo, presidente da Câmara, é habilidoso entre os seus pares da política, tem 49 anos e seu carisma poderá surpreender.

A  delegada Fernanda e a procuradora Natália são duas mulheres poderosas. Enquanto Fernanda tentará se eleger prefeita, a Natália é braço direito do governador Tarcísio de Freitas em São Paulo. Ambas estão ligadas ao município de Formosa

O quinto nome é o de uma mulher, nascida em Jales, no Estado de São Paulo, tem a idade de Cristo, ou seja 33 anos, radicada em Formosa e muito bem avaliada pela sociedade. Trata-se da delegada Fernanda Martins de Lima, vereadora pelo Solidariedade, que foi candidata a deputada estadual em 2022, quando obteve cerca de 14 mil votos, dos quais 12. 099 foram dados pelo povo formosense. Como a mulher é a protagonista da primeira eleição efetivamente após a pandemia da Covid 19, certamente a delegada será páreo duro a ser enfrentada nas urnas em 2024. 

De acordo com o cientista político Juvenil Coelho, proprietário do Instituto de Pesquisas Phoenix, que realizou pesquisa quali/quanti em Formosa referente à intenção votos entre os dias 15 e 18 de março de 2023, a eleição em Formosa tem uma diversidade enorme de nomes que aparecem por meio da pergunta espontânea, por isso a disputa será muito acirrada. Neste sentido foi também citado o nome de Natália Rezende Andrade Ávila para prefeita. Para quem não sabe, Natália Resende é procuradora federal e secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, no governo Tarcísio Freitas. 

"Embora à frente da principal secretaria do mais importante Estado da Federação, Natália foi uma das personalidades públicas que mais apareceu na defesa dos que sofreram com a tragédia do litoral norte de São Paulo, em fevereiro, cujo foco foi a cidade de São Sebastião. Como Natália nasceu em Formosa, é natural que ela apareça como alternativa para pleitear a prefeitura de Formosa, onde nasceu. Obviamente, uma personalidade como a advogada e engenheira Natália não vai declinar de sua posição em São Paulo para pleitear a prefeitura de sua terra natal. Contudo, o seu apoio para alguma candidata ou candidato será valoroso", afirma Juvenil Coelho. 

Na foto, a professora Nilza, o vereador Wélio de Iraci Chegou e a professora Yone Antonini. Um dos três será abençoado por Lula da Silva

O PT de Formosa tem diversos nomes em condições de pleitear a prefeitura de Formosa com o apoio do PT goiano e nacional, entre estes, as professoras Nilza Cristina Gomes e Yone Antonini, além do vereador Wélio de Iraci Chegou. A professora Nilza, que é suplente de vereadora e brilhou no plenário da Câmara de Vereadores de Formosa quando substituiu o colega Wélio por ocasião de seu afastamento temporário, por meio de seu discurso contundente na defesa do povo menos favorecido e também no esclarecimento da importância da volta do presidente Lula para o povo pobre do Brasil. Obviamente o Lula no entendimento de Nilza fará a diferença no comando do Palácio do Planalto. 

Com seu discurso afiado, Nilza, filha do saudoso comerciante 'Zé do Fole' tem tudo para conquistar a simpatia da Janja e do presidente Lula, no sentido de ajudar a elegê-la como comandante de uma das cidades mais próximas do Palácio do Planalto. Defensora inconteste da causa negra, neste momento em que Lula poderá nomear uma negra para a Suprema Corte, aliado ao preparo intelectual da petista de Raiz, Nilza tem chance de conquistar os petistas de quatro costados, começando por Aloísio Mercadante e Wellington Dias, que estão sempre em Formosa. A professora Yone Antonini e seu esposo Jorge Antonini têm uma tradição importante na resistência e criação do PT na Cidade. 

A história da gaúcha Yone se confunde com a história da educação de qualidade em Formosa. Portanto, ela também é um nome importante a ser avaliado pelos progressistas formosenses. O vereador Wélio de Iraci Chegou, segundo a maioria do eleitorado formosense ouvido pelo Instituto Phoenix, foi um perseguido político que pagou um preço alto, mas voltou ao parlamento municipal de cabeça erguida. Por isso, o militar, que é filiado ao PT, é também um lutador pelo povo negro e o povo menos favorecido de Formosa. No nosso sentimento, o eleitor poderá lhe fazer justiça pela suposta perseguição sofrida.

Na foto, o empresário e professor Gilberto  Gonçalves e o advogado Edimar Amorim. Este é presidente da subseção da OAB de Formosa

São opções também como pré-candidatos para a prefeitura de Formosa em 2024 o empresário Gilberto Gonçalves da Silva e o advogado Edimar Amorim. Gilberto, conhecido como o Gilba do Abreu (sem partido), professor em Brasília e empresário desde infante em Formosa, filho de um dos mais importantes pedreiros da história de Formosa, o saudoso Valdivino Gonçalves e da também saudosa dona Elza, salgadeira de mão cheia, Gilba é um vencedor exemplar. Além de ajudar a criar todos os irmãos, ele tornou-se um dos empresários mais bem-sucedidos do bairro do Abreu na periferia formosense. É um administrador nato e certamente vai qualificar o debate a favor do povo na eleição de 2024. O advogado Edimar Amorim (sem partido) presidente da subseção da OAB/Formosa, além de ser muito carismático, é um bom exemplo da advocacia moderna e do homem correto e leal com seus companheiros e amigos. 

O cientista político Juvenil Coelho, proprietário do Instituto de Pesquisas Phoenix diz: " Formosa terá a eleição mais acirrada de sua história"

Neto do grande João Luiz, personalidade da cultura de Formosa e por décadas maestro da Banda Municipal de Formosa, o Dr. Amorim é também uma grande opção para administrar a cidade de Formosa. Que vença a melhor opção para o progresso de Formosa e para o seu povo que tem nas veias o sangue e o sabor da disputa política!

Postar um comentário

0 Comentários