About



Colônia japonesa pode ter representante na Câmara Legislativa de Brasília

Por: Walter Brito

Charles Kireibara

A colônia japonesa é muito forte em Brasília e veio para cá, a convite do fundador da cidade, o estadista e eterno presidente brasileiro Juscelino Kubitschek de Oliveira. Apesar da importância da comunidade japonesa, pioneira na agricultura do DF, onde produz desde o inicio dos anos 60 grande quantidade de hortaliças, legumes, frutas e flores; apesar disto, 70% dos japoneses não têm as escrituras de suas terras definidas pelo Governo. Eles cada vez produzem menos devido a falta de crédito, pois lhe faltam a garantia real para ser apresentada aos bancos.

É fundamentado na luta a favor dessa comunidade, que o empresário nissei Charles Kireibara será candidato a uma vaga para a Câmara Legislativa do DF.

Ele é também representante da “Geração Taguatinga”, cidade onde foi criado.

Entrevistado pela reportagem do Diário da Manhã, Kireibara falou com muito entusiasmo do convite feito pelo amigo de infância, Gim Argello, presidente do PTB em Brasília. Gim quer vê-lo deputado distrital pelo PTB. “O meu pai, o senhor Mário Kireibara chegou a Brasília em 1961. Ele veio por meio de um convite de JK, para produzir flores, hortaliças e legumes; além de ensinar a arte de plantar aos brasileiros que atenderam ao chamamento de Juscelino, cujo objetivo era a nossa integração ao projeto: “A marcha para o Centro-Oeste”. Acho que atendemos a tudo que o fundador da capital nos solicitou. Hoje temos uma escola ambiental que é referência brasileira e continuamos na produção agrícola. Entretanto, atuamos também no apoio efetivo às pessoas especiais. Fazemos isso com muito prazer e como missão! Profissionalmente diversificamos nossas atividades e abrimos espaços no mercado imobiliário, entre outros segmentos. Temos ainda uma grande parceria com nove associações da colônia japonesa, o que não nos deixou abandonar nossas origens. Hoje moro em Águas Claras, nas proximidades de nossas produções. Estudei na Escola I e no CEMAB em Taguatinga, quando conheci o Gim Argello, à época uma criança como eu com 13 anos de idade. Fiquei muito honrado ao ser convidado para integrar as fileiras do PTB, o qual é presidido por Gim Argello no DF. Gim é sem dúvidas um dos melhores parlamentares que o DF já teve em todos os tempos. Acreditando em seu projeto por Brasília, com a vontade de ajudar o nosso povo e, de forma especial a colônia japonesa. Nesse sentido, pretendo ser candidato a deputado distrital. Quero defender o produtor rural como nós japoneses que chegamos aqui há 53 anos. Vale lembrar que nesse período cuidamos da terra, fizemos ela produzir, alimentamos diversas gerações e, infelizmente, ainda não temos a posse de nossas terras! Não temos garantia real, logo não temos créditos nos bancos e as nossas produções estão diminuindo. Ressalto ainda que, nós produzimos apenas 50% da produção necessária para consumo do povo brasiliense, o que é muito pouco. Com isso, a alimentação do brasiliense fica cada vez mais cara, com o aumento dos impostos de importação; bem como o produto consumido em nossas mesas perde a qualidade”, afirmou.

Questionado pela receptividade de sua candidatura rumo ao parlamento candango, Kireibara disparou: “Antes de decidir pela minha candidatura, percorri o DF de ponta a ponta, consultando parentes, amigos, a colônia japonesa e empresários; com o objetivo de saber a opinião de todos sobre o meu pleito. Gostei do feedback e entrei de cabeça no projeto. Se eu for aprovado na convenção de meu partido e eleito pelo povo de Brasília, pretendo servir a comunidade brasiliense com muito empenho, dignidade, honestidade e muita disciplina. E volto a repetir: Quero chamar a atenção da população brasiliense para a integração de forma efetiva, das pessoas especiais, ao processo de desenvolvimento de Brasília e do país. Lutarei para que as pessoas especiais sejam mais respeitadas e tratadas com dignidade”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários