About



Em GO: Paulinho Faz balanço positivo de 2015 em Hidrolândia


O prefeito Paulo Sérgio Rezende entre o governador Marconi Perillo e o deputado federal Alexandre Baldy (PSDB)

A terra das águas abundantes tem história. Distante 37 km de Goiânia e conhecida no idos de sua origem, ou seja, por volta de 1895, como Capelinha de Santo Antônio e, depois por Santo Antônio das Grimpas; eis que, em 1930 aquela localidade se emancipou de Pouso Alto, para tornar-se: Hidrolândia. Quis o destino que, com a criação de Goiânia, aquele simpático município voltasse à condição de Distrito e com o antigo nome: Grimpas. Por meio da lei 223, de 5 de novembro de 1948, a vontade popular venceu a burocracia e seus munícipes tiveram o orgulho de rebatizar o chão onde nasceram por município de Hidrolândia. Este nome quer dizer ao pé da letra: “ Águas Abundantes”.



Conhecida também como a capital da jabuticaba, a cidade é dirigida hoje por um de seus filhos mais famosos, o ex-goleiro do São Paulo, o prefeito Paulo Sérgio Rezende do DEM/GO. Ele foi reserva no Morumbi de 1997 a 1999, dos goleiros Zetti e Rogério Ceni. O ex-atleta atuou também nos seguintes clubes: Vila Nova; Esporte Recife; CSA de Alagoas; União de Rondonópolis. O filho de Hidrolândia defendeu ainda as cores de outros clubes do Paraná e, encerrou sua carreira profissional no futebol em 2009, quando retornou à sua terra natal.


Administrador de empresas e produtor rural, Paulo Sérgio Rezende tem se destacado pela competência administrativa, seriedade em seu trabalho; além da visão de futuro e a velocidade com que toca seus projetos nas áreas: da saúde, educação, esporte, infraestrutura, preservação dos valores culturais e até sua excelência no combate à dengue, entre outros.


O jovem prefeito tem uma relação muito próxima do povo da cidade em que nasceu e foi criado. Foi lá que ele aprendeu inclusive a dar os primeiros chutes numa bola, o que o fez ídolo no Morumbi e outros clubes onde jogou. A sua popularidade começou ainda infante: no centro da cidade, zona rural e demais localidades de Hidrolândia, por meio da prática do futebol e a maneira cordial com a qual sempre tratou pessoas de todos os segmentos sociais. Conhecido no mundo do futebol como Paulão, devido a sua altura de 1,92m; entretanto, lá na terra em que nasceu, todos o chamam de forma carinhosa: Paulinho. Na política, o apelido do homem grande que é conhecido como Paulinho, também veio para ficar. 


Vale ressaltar ainda, que Paulo Sérgio Rezende é um dos prefeitos, que frequenta com mais assiduidade o Palácio das Esmeraldas. Nem só pela distância entre a prefeitura e o Palácio, que é apenas 37 km, mas pela afinidade entre os dois chefes do executivo, municipal e estadual respectivamente. Município e Estado mantêm uma excelente parceria, inclusive o prefeito sempre participa das comitivas do Governador, quando viaja para o interior do Estado e até pelo país e exterior. Recentemente, quando o Marconi Perillo recebeu o título de cidadão do Rio de Janeiro, o Paulinho foi um dos primeiros a descer do Jato na cidade maravilhosa, ao lado do governador goiano. Como se vê, o ex- goleiro continua prestigiado na política, como foi no futebol.


É com esse prestígio, apesar da crise econômica, que o prefeito nos recebeu em seu gabinete, no apagar das luzes de 2015, para uma entrevista exclusiva, quando falou de pontos fundamentais que norteiam o seu governo. Ele disse em suas primeiras palavras: “ Eu tenho o orgulho e o prazer de estar ajudando a superar a crise econômica que assola o país, Goiás e o nosso município. Sabemos que a crise é forte, mas nunca nos intimidou.


Logo no início nós colocamos os pés no freio, cortamos gastos e equilibramos receita e despesa. Certamente mudamos para melhor o nosso município, quando começamos pela saúde pública, que é problema nos 5570 municípios do país. Nesse sentido contratamos médicos, dentistas, bem como outros profissionais da área para melhorar a saúde na cidade, bairros, distritos e zona rural. Incrementamos os convênios com os governos estadual e federal. Logo que assumi o comando da prefeitura em 2013, eu tomei providências imediatas, no sentido de reformar e ampliara a Unidade Vl de Saúde, que era apenas um esqueleto da obra. Transformamos aquele esqueleto em realidade e em benefício do povo. Tudo foi feito com recursos próprios. Não paramos por aí e, reformamos também a Unidade l no bairro Nazaré; a Unidade lll do Jardim Adelaide; a Unidade lV do Distrito de Nova Fátima, bem como a Unidade Vll de Garavello Sul. Estamos concluindo as Unidades de Santa Maria e do Centro. A nossa meta é ampliar todas as Unidades/ ESF- ( Estratégia da Saúde da Família) em Hidrolândia. Era apenas um sonho no início de nosso governo. Tenho a certeza e a convicção de que tudo será concluído brevemente”, disse.



“Por outro lado, a prefeitura paga R$ 40 mil de aluguel por mês, do prédio que atende o nosso hospital, o que onera o nosso orçamento. Por isso estamos concluindo a obra da sede definitiva do HMH ( Hospital Municipal de Hidrolândia). Com a inauguração de nosso hospital, cujo equipamento será de última geração; nós vamos mostrar ao Brasil que estamos superando a crise por meio de muito trabalho e perseverança. Esse é o grande desafio do momento: vencer as dificuldades pelas quais passam o Brasil, Goiás e nosso município. Quero ainda acrescentar o seguinte, sobre a saúde pública em Hidrolândia: Nós investimos 25% de nosso orçamento na saúde, enquanto que o exigido por lei é de 15%. Acredito firmemente, que Hidrolândia aos poucos está se transformando num exemplo para nossa Região. Em um futuro próximo, certamente seremos exemplo para Goiás”, arrematou Paulinho.



Educação avança em Hidrolândia



Questionado sobre a questão educacional, Paulo Sérgio Rezende respondeu de forma pausada e didática: “ De fato a educação de qualidade muda efetivamente os destinos de um povo. É isso que queremos para o nosso município. No nosso governo nós investimos recursos na área de forma que nunca foi feito em nenhuma gestão. Construímos, ampliamos e reformamos escolas; melhoramos a merenda escolar de forma muito forte; valorizamos o professor, o Corpo Docente das escolas;criamos espaços esportivos nas escolas e fora delas, de forma que atendessem crianças, jovens e adolescentes. Outro avanço foi na implantação da tecnologia nas escolas. Por meio da informática estamos conseguindo avançar de forma extraordinária em todas as matérias”, disse.



Infraestrutura e ações fundamentais para o desenvolvimento



Referente ao seu trabalho na área de infraestrutura, obras públicas de um modo geral e outras ações, o prefeito Paulinho respondeu de forma cuidadosa, mais entusiasmada: “Estamos no final do ano, momento bom para fazermos uma reflexão sobre o que foi feito. Neste momento em que distribuímos presentes para a criançada de todos segmentos da sociedade, muitas vezes deparamos com algumas que nunca receberam um presente de Natal. Logo percebemos a felicidade, a alegria nesse momento de confraternização e fé cristã. Naturalmente o clima nos ajuda a lembrar de algumas ações que fizemos e vou citá-las para a reportagem do Diário da Manhã: Lá no Distrito de Nova Fátima já estamos concluindo a revitalização da Pracinha Central, que se localiza nas proximidades da Igreja Matriz. Vale lembrar que será instalada naquela Praça uma Academia ao ar livre, o que certamente vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem naquela imediações. Entre as obras que estamos fazendo no dia a dia, eu gostaria de destacar as calçadas que foram feitas e estão em andamento em diversas localidades do município, bem como o asfalto em diversas ruas e a recuperação de estradas vicinais para o escoamento de nossa produção agropecuária. Outra obra importante que entregamos recentemente foi uma quadra poliesportiva e 100% reformada e coberta no Colégio Ademar Alves de Sousa. Nesse sentido diversas melhorias foram feitas em campinhos de futebol, reformas em ampliação de quadras nos últimos três anos. No final do segundo semestre de 2015, uma outra praça foi entregue à população de Hidrolândia , localizada na divisa entre os setores Vale dos Sonhos e Residencial Vitta. A praça foi construída com recursos do governo do Estado e parceria com a prefeitura municipal. Na ocasião foram entregues 20 cheques moradia- modalidade de reforma; à pessoas previamente cadastradas e aprovadas pela AGEHAB (Agência Goiana de Habitação), representada naquela oportunidade pelo presidente Luiz Stival. Representando o governador Marconi Perillo, nós recebemos na cidade, o secretário das cidades, infraestrutura e meio ambiente do Estado, o doutor Vilmar Rocha. Aproveito para agradecer as presenças do deputado estadual Marlúcio, do secretário Vilmar Rocha e do presidente da AGEHAB, o doutor Luiz Stival, que nos honraram com suas presenças em nosso município”, afirmou Paulo Rogério.



Veículos da prefeitura



Perguntamos ao prefeito sobre a reforma do maquinário da prefeitura e aquisição de veículos novos, ele respondeu de pronto: “ No mês de novembro nós entregamos para a população um caminhão Truc Zero Km, todo equipado. E mais, nós recuperamos boa parte da frota da prefeitura nos últimos três anos, entre caminhões, automóveis de pequeno porte, tratores, patrol, Pá carregadeira, entre outros.



Combate a Dengue



Perguntamos ao prefeito sobre a fama de Hidrolândia, ao se notabilizar como uma das cidades que combateu a Dengue de forma mais efetiva. O prefeito disse: “ Trabalhamos duro no combate ao vírus da Dengue no nosso município. Mobilizamos toda a cidade: empresas, residências, escolas, instituições. Tanto na zona urbana como zona rural foi feito um pente fino. Fizemos também trabalhos nas escolas e de conscientização em todo o município. O ponto alto de nossa cruzada contra o vírus da Dengue ocorreu no dia 8 de novembro, por meio do: “ Passeio Ciclístico contra à Dengue em Hidrolândia”. Tivemos acompanhamento da Polícia Militar e equipe médica. Sobre o assunto eu esclareço aos leitores do DM, que a nossa cidade foi reconhecida pela Secretaria de Saúde de Goiás, como destaque no combate à Dengue no Estado, quando recebemos a Carta Verde do SUS, pois identifica que o nosso município encontra-se numa situação de baixo risco para a epidemia. Isso significa dizer que a incidência dos casos notificados estão abaixo de 100 por 100 mil”, explicou Paulinho.



Resgate cultural: as fiandeiras de Hidrolândia



Ao falar sobre o assunto, o prefeito Paulinho se entusiasma: “ São muitos anos de história que estavam se perdendo. O artesanato e a arte de fabricar tecidos de forma artesanal precisava ter continuidade em nossa história. Por isso joguei pesado e fui em busca de recursos para estruturar o galpão das fiandeiras de Hidrolândia. Hoje temos tudo naquele galpão da prefeitura: professores, todos os equipamentos necessários, infraestrutura, coordenadores e a matéria prima que é o algodão. Estamos resgatando a arte de fabricar artesanalmente: colchas, cobertas, toalhas, vestidos, macacões, calças, entre outras peças. São verdadeiras obras de arte fabricadas diariamente por mais de 50 fiandeiras de Hidrolândia. Muitas vezes as mães ensinam para as filhas e netas. Trata-se da sabedoria popular que tem que ser valorizada. Tudo é fabricado artesanalmente a partir do algodão.



Vale ressaltar que o nosso maior mercado consumidor, localiza-se em um posto estratégico em Caldas Novas. Toda semana são levadas as nossas peças produzidas por artesãs para aquele município turístico, onde circulam pessoas de todo o país e do exterior. As fiandeiras de Hidrolândia estão ajudando a construir uma nova história da arte e do artesanato”, disse.






 O prefeito Paulinho e as fiandeiras de Hidrolândia.

Postar um comentário

0 Comentários