About



QUINCAS VEM AÍ!

A candidatura de Joaquim Barbosa é pra valer!


POR: WALTER BRITO

Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado; Quincas Borba, de Machado de Assis; seu Quinca do açougue e agora o Quinca de Paracatu. Segundo o ditado popular, os Quincas são organizados e ambiciosos, geralmente têm grande capacidade intelectual, mas são extremamente dependentes de outras pessoas. Neste caso, não é exatamente a personalidade do Quinca do qual falamos hoje, o Quinca de Paracatu, filho de dona Benedita da Silva, que ficou orgulhosa ao ver seu herdeiro tornar-se presidente da Suprema Corte brasileira.
Ex-ministro do Supremo, Joaquim Barbosa se filiou ao PSB, cujo projeto será candidatar-se à presidência da República. Claro que ele terá resistência de diversas facções do Partido Socialista Brasileiro, oriundo das elites dominantes e preconceituosas, uma característica da maioria de nossas agremiações partidárias. O filho de Paracatu, que já nasceu quebrando paradigmas e presidiu com muita dignidade e sabedoria a Suprema Corte brasileira, sabe que não será fácil montar um time que obedeça a suas regras e o acompanhe do jeitão que ele é, além de sua maneira de exercer, ao seu modo, a plenitude de um mundo socialista renovado.

Joaquim Barbosa o Batman do Supremo


Depois de ter aprimorado os seus conhecimentos jurídicos na França, na Alemanha e nos Estados Unidos da América, Joaquim Barbosa sabe o que quer e muito mais para onde o Brasil deve ir. Ele conhece os diversos brasis como poucos, de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Apesar de ter sido nomeado pelo ex-operário Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-funcionário da gráfica do Senado sempre foi altivo e não se intimidou ao decretar a prisão dos amigos de Lula, como foi o caso de José Dirceu e outros que burlaram a lei. Quando travou discussão calorosa na defesa de seu saber jurídico, com seu colega no Supremo, Gilmar Mendes, ele não economizou palavras, inclusive insinuou os supostos feitos protagonizados pelos capangas de Gilmar no Mato Grosso, quando sugeriu ao ministro que fosse às ruas conhecer o cheiro do povo, o que não é atitude exclusiva de juristas, mas de um jurista-político.
No período em que foi presidente da Suprema Corte, o homem de Paracatu notabilizou-se como a mais importante personalidade pública brasileira, quando sua fama de jurista competente ganhou o mundo. Portanto, aos que pensam que Joaquim Barbosa se filiou ao PSB para uma aventura, notadamente se enganam! Ele é candidato pra valer ao Palácio do Planalto. Nas pesquisas sérias para presidente do Brasil, ele já pontuou de 5% a 9% de intensão de votos, sem nunca ter admitido que seria candidato a presidente da República, apesar de ter tido muitas oportunidades para se promover e aumentar seu percentual. Um dos últimos programas do Jô Soares em 2016, com muita classe, o ex-ministro negou que se candidataria ao Planalto, como a maioria das entrevistas que ele concedeu sobre o mesmo tema.
Política, como dizia o saudoso Magalhães Pinto, “é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.” Joaquim Barbosa não é bobo. Para ter mudado de opinião, um homem acostumado nos quatro cantos do mundo e repleto de informações sobre os ditames da nova ordem mundial, o filho de dona Benedita da Silva certamente tem uma carta na manga e sabe muito como será o processo político em 7 de outubro de 2018. Obviamente, o Quinca de Paracatu está preparado para ser o Obama do Brasil. Salve Joaquim Barbosa!

Postar um comentário

0 Comentários