terça-feira, janeiro 12, 2021
0
Lançamento do livro VIDAS NEGRAS IMPORTAM no salão nobre do Othon Palace em Copacabana, no dia 6 de novembro de 2020


Por: Walter Brito

A maior gastronomia do mundo é em São Paulo e está de luto, como a cultura carioca que viu seus teatros, cinemas e suas grandes produções desaparecerem e, junto, o maior espetáculo da Terra, o Carnaval. Eu me despedi de mais de uma centena de amigos na então badalada casa de chá em Brasília chamada Castália, na Asa Sul. 

 Jornalista Walter Brito se despede dos amigos no DF no início da Pandemia


Isso se deu no dia 12 de março, quando morreu a primeira pessoa na Pandemia da Covid 19, que avançava pelo mundo e nós brasileiros inocentes e desinformados, até então não sabíamos o que estava para acontecer no planeta Terra.

Minha ideia fixa era que, depois de ter morado até os 25 anos na capital maravilhosa, no Leme, vizinho de Elke Maravilha, na Rua General Ribeiro da Costa, ela que era a rainha da alegria e namorava, no meu tempo, o contrabaixista Rubão Sabino, certamente 40 anos depois era o momento ideal para voltar e recordar os meus anos de juventude plena: agora ou nunca! 

 Jornalista Walter Brito aos 22 anos e já morador no Rio. Na foto ao lado da cantora Márcia Ferreira e esposo Adalto


Com o passamento de meus pais acelerou essa vontade. O Vespa nos deixou em 10 de outubro de 2008, e Deja no recente 22 de junho de 2018. Lembrando que, tudo isso, depois de já lhes ter prestado uma homenagem em vida no Teatro Nacional de Brasília-DF, com a presença de mil pessoas, entre as quais muitos amigos queridos do belo e inesquecível casal que protagonizou a história escrita por mim, ocorrida em Formosa-GO, distante 80 km do Palácio do Planalto, “VIDAS NEGRAS IMPORTAM: MEMÓRIAS DE UMA FAMÍLIA NEGRA BRASILEIRA”. 

Lançamento da primeira edição do Livro VIDAS NEGRAS IMPORTAM no dia 10/10/2006: Na foto - Walter e a mãe Deija em pé. Sentados à mesa: meu pai Vespa e os atores: Milton Gonçalves, Jorge Coutinho e Cosme dos Santos.


A obra tem como participantes o artista plástico Siron Franco, que fez a capa do livro; o poeta Antonio Victor, que escreveu o prefácio, e José Sarney, jornalista e ex-presidente do Brasil, que produziu a apresentação de nossa obra literária aos brasileiros e estrangeiros de todos os cantos.

Ao pisar no chão do Aeroporto Santos Dumont às 23 horas e 33 minutos do dia 13 de março de 2020, eu comecei a fazer a minha pré-campanha para vereador, que havia lançado no dia anterior, ao lado de uma centena de amigos queridos na capital de todos os brasileiros. Naquele momento entrevistei um empurrador de carrinhos que nasceu em São Cristovam, portanto carioca da gema, que imediatamente passou a fazer parte de minha equipe de campanha rumo ao Parlamento Municipal do Rio de Janeiro. 

WB percorreu a maioria dos bairros cariocas ao lado da delegada Martha Rocha e do presidente nacional do PDT Carlos Lupi













Foram oito meses ininterruptos de campanha, quando percorri a maioria dos bairros da Cidade Maravilhosa, ao lado de minha candidata à prefeitura do Rio, a deputada estadual do PDT, delegada Martha Rocha, e o presidente nacional do PDT, o meu querido amigo e companheiro Carlos Lupi. Combati o bom combate aos 65 anos, acima do peso, com asma e pressão alta e em plena Pandemia da Covid 19, que já dura efetivamente onze meses. 

Jornalista Walter Brito homenageia um dos mais importantes poetas negros de nossa história, o carioca Éli Semog


Não me esqueci de lançar a segunda edição de minha obra no final da campanha no Rio pela editora carioca Letra Capital, o que se deu na noite do dia 6 de novembro de 2020,no salão nobre do Othon Palace Hotel em Copacabana, com a presença de 100 lideranças negras, num espaço que cabia mil pessoas, portanto, livre de aglomeração. 

No dia 11/1/2021 WB testou Negativo para a Covid 19

Como sabemos, embora na Pandemia da Covid 19, nunca imaginada por nós brasileiros e estrangeiros de todos os cantos do planeta Terra, a luta continua. No dia 5 de dezembro resolvi passar o ano de 2021 em São Paulo, quando lançaremos a nossa obra em grande estilo.

Entretanto, em respeito à morte de mais de 203 mil brasileiros e mais de 8 milhões de infectados, o que representa aproximadamente 42 milhões de brasileiros de luto, se considerarmos o parentesco próximo dos que deixaram a vida e daqueles que sofreram como se tivessem ido ao outro mundo e voltassem, como por exemplo, o que ocorreu com o meu amigo e conterrâneo Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia pelo MDB, eu repito, como iniciei, que o Brasil inteiro está de luto e sem rumo. Eis que aos 66 anos, acima do peso e sob um sol forte, no último dia 6 de janeiro, quarta-feira, ao atravessar a Avenida São João para almoçar em um restaurante popular, tive uma crise de tosse intensa e senti uma fraqueza tão grande que deixei de  almoçar, tomei um taxi e fui direto ao Dr. Consulta do bairro  da Luz na capital paulista. Foram cinco dias de tensão até  sair o resultado, mas hoje, no dia 11 de janeiro, às 10 da  manhã, por meio da secretária do Dr. Consulta que, apesar  dos onze meses me expondo em uma campanha política e  com a idade avançada e tudo, eu não estou com a Covid 19  e, como a maioria dos brasileiros, eu estou na grande  expectativa de receber a vacina. Acredito em todas que  estão sendo negociadas pelo Brasil, desde que tenham o  aval de nossa ANVISA.  

O ex-presidente do Supremo, Joaquim Barbosa e o cantor Martinho da Vila são clientes do Restaurante Blyouz


Como a vida continua, aproveito para convidar os  leitores deste artigo para o grande lançamento de meu livro  VIDAS NEGRAS IMPORTAM: MEMÓRIAS DE UMA  FAMÍLIA NEGRA BRASILEIRA. O evento tem o charmoso  nome GASTROMIA & LITERATURA DA MÃE ÁFRICA.  

Trata-se da parceria entre este jornalista e escritor Walter  Brito e a Chef Internacional Melanito Biyouz, proprietária do  mais sofisticado restaurante africano da América Latina.  Data: dia 26 de fevereiro de 2021 às 19 horas. Local:  Rua Fernando Albuquerque, 95 – Consolação / Jardins – São Paulo - SP. Informações: 11 986651166/ 61 996624395.   

O Jornalista Walter Brito e a Chef internacional Melanito Blyouz esperam você no dia 26 de fevereiro às  19 horas

                    

0 comentários:

Postar um comentário