About



O SACASÓ VEM AÍ PARA O AVANÇO DO ENSINO FUNDAMENTAL ll

 



Castello Branco acredita no interesse de seus pares na Alesp, para aprovar em tempo recorde o Projeto de Lei SACASÓ, idealizado pelo jornalista Marcos Amazonas

Por   Walter   Brito                       

          Entendemos que somente a educação de qualidade muda efetivamente os destinos de um povo. Neste período de pandemia, quando perdemos para a Covid 19 mais de  605 mil irmãos em todo o país, e só no Estado de São Paulo os óbitos passaram de 150 mil, obviamente que a economia entrou em colapso. Entretanto, a educação em algumas partes do mundo anuncia em alto e bom som que corremos o risco de termos uma geração perdida devido ao grande espaço de tempo em que nossos jovens ficaram sem frequentar a sala de aula, o que mostra claramente que o aluno foi um dos maiores prejudicados. Nesse caso, o ensino a distância contribuiu  para tapar algumas lacunas, mas em um país de dimensões continentais como o nosso, onde existem muitos brasis e  a desigualdade impera, logo os alunos menos favorecidos, e na faixa etária de 9 a 15 anos, ou seja, matriculados no Ensino Fundamental ll, tendem de fato a se transformarem em uma geração sem rumo. 

Marcos Amazonas tem história forte na área da educação em São Paulo. Com o apoio do Deputado Castello Branco, cujo projeto de lei poderá ser aprovado ainda este ano, tudo indica que brevemente o Sacasó ajudará a milhares de jovens no Estado de São Paulo


          Eis que surge uma fantástica ideia do jornalista, sociólogo e cientista político Marcos Amazonas,  com a criação de plataformas digitais inovadoras, que abrirão espaços para escolas municipais e estaduais de São Paulo. Amigo do Deputado Estadual Castello Branco (PSL-SP) de longa data, este sugeriu ao jornalista ampliar a ideia e, para isso, criou na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei  que, devido à urgência que a pandemia exige, certamente os 94 parlamentares da Assembleia de São Paulo poderão aprová-lo em tempo recorde, pois nossos alunos não podem perder mais tempo. 

            

Embora no primeiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, o sobrinho-neto do Marechal Castello Branco, o ex - presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, o atuante parlamentar Castello Branco (PSL - SP) é sem dúvidas um dos deputados mais queridos por seus pares e funcionários, na maior Assembleia Legislativa do Brasil. Por isso, o Sacasó , poderá ser aprovado em tempo record

    

ALGUMAS INFORMAÇÕES DO PROJETO DE LEI:                 

          O artigo número 1 do referido projeto diz o seguinte: "O Poder Público disponibilizará plataforma pública de tecnologia da informação denominada "SACASÓ", para uso em ambiente virtual de aprendizagem aos alunos da Educação Fundamental ll, das redes públicas e privadas, para oferecer conteúdos e recursos educacionais viabilizando o ensino a distância no processo de aprendizagem dos alunos". No Parágrafo 3, a informação é a seguinte: "A plataforma virtual pública de aprendizagem será disponibilizada sem qualquer tipo de cobrança ao destinatário final". O parágrafo 4 do mesmo artigo complementa: "Serão assegurados aos estudantes da rede de ensino público condições de acessibilidade às plataformas de forma totalmente gratuita"

          O Deputado Castello Branco argumenta na justificativa de seu projeto de lei o seguinte: "Quem estiver em período de estudos, volta e meia fica em dúvidas referente a algum conteúdo, que só poderá ser sanada com o professor. Obviamente que encontrar um mestre a qualquer hora e em qualquer lugar se torna difícil, a não ser por meio da tecnologia. O projeto de lei propõe criar uma plataforma de ensino a distância na etapa da educação do 6º ao 9º anos, ou seja, o fundamental ll ou Anos Finais, denominado "SACASÓ", cujos conteúdos são videoclipes desenvolvidos com base nas exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)"


BATE-PAPO COM O CRIADOR DO SACASÓ: MARCOS AMAZONAS                              

          Nascido em São Paulo, o jornalista, sociólogo e cientista político teve o seu primeiro emprego na TV Globo aos 17 anos no glorioso programa Vila Sésamo, na emissora dos Marinho, e por lá trabalhou por quase duas décadas. No início de sua passagem pelo referido programa infantil, ele fez curso de extensão na área de Educação Infantil  nos EUA, quando conheceu com profundidade o popular programa de televisão norte-americano  Sesame Street, que serviu de base para a criação do Vila Sésamo, que orientava as crianças menos favorecidas a usarem o vocabulário de forma correta, noções básicas de português e matemática, entre outras.  Amazonas também foi fundador e primeiro presidente da MTV. Além disso, o criador do SACASÓ tem vasta experiência na condução de campanhas políticas vitoriosas, tais como a campanha para governador de Tasso Jereissati no Ceará, Henrique Santillo em Goiás e a famosa campanha "São Paulo é Paulo", que elegeu Paulo Maluf governador de São Paulo. 

No momento em que se aproxima o centenário da Semana da Arte Moderna, ocorrida em 1922,  o pintor e escultor Siron Franco fará, ainda no apagar das luzes de 2021, uma avant première das comemorações do importante centenário, por meio de uma grande exposição no MASP

Homem culto e ligado às artes plásticas, Amazonas é amigo do artista plástico Siron Franco e teceu o seguinte comentário sobre o criador da Coleção Madonas: "Siron é alguém que jamais precisa ser apresentado. Falar dele me enche o coração de carinho, respeito pela personalidade que ele é. Trata-se de um homem inspirado e iluminado. Certamente é mais que um artista, pois além do ser humano que ele  é, tem um talento inimitável e  uma visão de mundo diferenciada e do bem. É para mim um dos mais importantes pintores de nosso tempo”. 

O criador do SACASÓ, Marcos Amazonas, também é cientista político e elegeu diversos governadores Brasil afora. Ele disse que Leila do Vôlei, que é oriunda do esporte, modalidade formadora do caráter do ser humano, tem tudo para governar Brasília a partir da eleição de 2022


          Sobre as possibilidades da Leila do Vôlei se eleger governadora em Brasília, Marcos opinou: "A Leila, além de ser uma mulher guerreira, determinada, ela conquistou um espaço importante no cenário político nacional como senadora atuante por Brasília. Como é oriunda do esporte, que é um dos formadores do caráter do ser humano, ela aprendeu a respeitar as diferenças, as organizações internas e externas, respeitar os valores e a hierarquia. É uma líder carismática e uma pessoa alegre e de bem com a vida. Caso seja candidata ao Palácio do Buriti em Brasília, vai arrebentar", disse. Sobre sua história com a educação e o SACASÓ, ele afirmou: "Eu me apaixonei pela educação fazendo o Vila Sésamo. O objetivo maior era municiar as crianças, especialmente as de famílias mais humildes a serem competitivas na escola. O SACASÓ foi um trabalho elaborado e pensado por mim e uma equipe de especialistas em educação, tecnologia e marketing  por um bom tempo, quando produzimos 2100 videoclipes de três minutos cada,  e todos identificados com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular, que mostra com muita clareza, didática, diferentes estratégias para entender demandas socioemocionais, o uso de instrumentos do mundo tecnológico, entre outros, que vão facilitar a compreensão de todas as matérias de Ensino Fundamental ll, tais como:  português, matemática, geografia, história, conhecimentos gerais, informática, inglês, e assim por diante. Importante lembrar, que o SACASÓ  une pais e filhos, quando os genitores participam com alegria do aprendizado dos filhos. É uma extensão da escola para ajudar o aluno a superar com maestria os dois anos praticamente perdidos na pandemia. O acesso é prático e por meio do projeto de lei do Deputado Castello Castello Branco, que brevemente será lei em todo o Estado de São Paulo, desta forma e graças ao ilustre parlamentar e amigo Oscar Castello Branco, não custará nada para o aluno. Agradeço a parceria com o arrojado deputado, sobrinho-neto do ex-presidente do Brasil, o Marechal Humberto Castello Branco. O parlamentar estadual do PSL é também um lutador inconteste a favor da educação de qualidade no Estado de São Paulo". Concluiu Marcos Amazonas.  

          Entrevistado pela reportagem, o Deputado Castello Branco afirmou: "Eu tive a honra de receber em meu gabinete o amigo de muitos anos Marcos Amazonas, que como eu é um apaixonado pela educação de qualidade em São Paulo e no Brasil e também pela cultura e a formação de uma nova geração consciente de brasileiras e brasileiros. Eu trabalhei com toda dedicação, esforço e fé por 22 anos como educador. Agora nos encontramos para a realização de mais uma missão gloriosa, que é dar vida longa ao SACASÓ, que foi uma grande e genial sacada do jornalista e educador Marcos. Acredito firmemente que o Sacasó ajudará efetivamente a orientar uma geração livre e preparada para um novo Brasil que nos espera.  A educação é um processo de superação, transformação e realização. O SACASÓ será um dos caminhos mais eficazes para o soerguimento de um dos pilares mais importantes da educação, que é o Ensino Fundamental ll", concluiu o Deputado Oscar Castello Branco. 

   Para acessar o SACASÓ, basta digitar e clicar: sacaso.com.br


Postar um comentário

0 Comentários