About



Os 10 mais votados para o Parlamento Distrital


Agaciel Maia, Liliane Roriz e Risomar Carvalho

Por: Walter Brito

Desde a primeira legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, cuja eleição ocorreu em 1990, não se via nas ruas do DF, tanta animação e concorrência para a busca de uma vaga no Parlamento Distrital.

Para se ter uma ideia, a concorrência na UnB para o curso de Engenharia Civil, são de 20 candidatos por vaga, enquanto que para deputado distrital são 43 candidatos ao Parlamento candango por cada vaga existente. Vale ressaltar, que 1028 homens e mulheres, de todas as idades, ideologias, etnias e religiões, estão na briga. Lá em Santa Maria, tem uma candidata que chama atenção. Trata-se de Jaqueline Silva do PPL. Com ela, tudo é rosa. Sua casa, seu comitê, suas roupas, a maquiagem. E mais, o uniforme dos cabos eleitorais e caminhonete L-200, que a conduz aos seus três comitês na cidade e dois no condomínio Porto Rico. Na pesquisa realizada pelo Instituto Directa/O Parlamento e registrada do TRE-DF com o número DF-00051/2014, cuja margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos e 95% de confiabilidade; a candidata de Santa Maria, pontuou com 0,9% e é a décima sexta colocada. Na próxima edição de nosso site, entrevistaremos a deputada da cor rosa pink. Voltando à disputa pelas 24 vagas na Câmara Legislativa do Distrito Federal, os 10 primeiros colocados na pesquisa da Directa, que ouviu mil eleitores, são: Agaciel Maia (PTC) 3,8%; Liliane Roriz (PRTB) 2,9%; Risomar Carvalho (PT) 2%; Chico Leite 1,5% (PT); Paulo Roriz (PP) 1,4%; Bispo Renato (PR) 1,2%; Chico Vigilante (PT) 1,2%; Juarezão (PRTB) 1,2%; Júlio César (PRB) 1,2%; dr Michel (PP) 1,1%.

O Homem mais poderoso do Senado em todos os tempos, Agaciel Maia (PTC), lidera a eleição para deputado distrital, quando superou Liliane Roriz por 0,9%, o que corresponde a 13.500 votos a mais e em favor do petecista. A campanha de Agaciel é considerada a mais organizada, começando pelo visual nas ruas de Brasília, cujos cavaletes se assemelham com a propaganda de rua de Barack Obama rumo à Casa Branca. Agaciel também é vice-presidente da Câmara Legislativa do DF e comandante-chefe do orçamento. Ao seu lado na orientação financeira, o doutor Arlécio Gazal, que já foi governador de Brasília por dois dias, nos velhos tempos de Zé Aparecido. Ressalto ainda que, Arlécio Gazal foi diretor financeiro e administrativo da Fundação Cultural Palmares. Quando ele foi convidado para assumir o posto de vigésimo quinto deputado distrital, ou seja, o comandante financeiro daquela casa, este repórter foi nomeado pelo presidente Fernando Collor, diretor financeiro e administrativo daquela instituição, quando assumi com muita honra, o lugar de Gazal. O segundo colocado na pesquisa, foi a deputada Liliane Roriz, do PRTB, que liderou nos últimos meses, o ranking para a Câmara Legislativa do DF. Certamente, ela continuará entre os primeiros, pois fez um belo trabalho naquela casa. Ela também foi uma das poucas opositoras do governo Agnelo e é herdeira política, do velho guerreiro da política candanga, Joaquim Roriz. O partido da Liliane e Roriz, é comandado na prática no DF, pelo megaempresário Luiz Estevão, um dos entusiastas da candidatura de Jofran Frejat (PR), rumo ao Palácio do Buriti. O terceiro colocado na pesquisa da Directa é o novo líder de Samambaia, Risomar Cavalho. Dizem que lá em Samambaia, a política é comandada pela dupla RR, ou seja, Roriz comanda os votos de centro-direita e Risomar os de centro-esquerda. O petista foi considerado por diversos analistas e institutos de pesquisa, o melhor administrador das cidades-satélites do DF. Risomar pontuou na pesquisa da Directa, com 2%. Os demais citados até o décimo lugar, são: Chico Leite (PT) 1,5% ; Paulo Roriz (PP) 1,4%; Bispo Renato (PR) 1,2%; Chico Vigilante (PT) 1,2%; Juarezão (PRTB) 1,2%; Júlio César (PRB) 1,2% e dr Michel (PP) 1,1%.

Finalmente ressaltamos, que o instituto Directa/O Parlamento, foi o único instituto que afirmou com todas as letras em 2010, que Dona Weslian Roriz iria para o segundo turno com Agnelo. Os demais institutos, Ibope, Data Folha, Vox Populi, o falecido Soma; afirmaram de forma categórica que Agnelo ganharia no primeiro turno. Quem entende de pesquisa eleitoral em Brasília, são os institutos locais e não os do eixo Rio-Minas-São Paulo. Quem viver e votar, verá!

Postar um comentário

0 Comentários