About



Agnelo supera Jofran na última pesquisa da Directa: ROLLEMBERG 31,3%; AGNELO 27%; JOFRAN 23,3%



Rodrigo Rollemberg (PSB) 31,3%; Agnelo (PT) 27% e Jofran Frejat 27%

Por: Walter Brito

A reviravolta dos números em Brasília deixam os eleitores em polvorosa. A última pesquisa feita pelo Instituto Directa e registrada no TRE-DF, sob o número DF-00064/2014, embola o quadro sucessório na capital do Brasil.

Nenhum cientista político de plantão, arrisca qualquer palpite para a eleição mais acirrada no DF dos últimos tempos. O Instituto ouviu mil eleitores e em todo o DF, nas seguintes localidades: Águas Claras; Asa Sul; Asa Norte; Brazlândia; Ceilândia Norte e Sul; Cruzeiro Novo e Velho; Fercal; Guará I e II; Gama; Itápoã; Jardim Botânico; Núcleo Bandeirante e Candangolândia; Lago Sul; Lago Norte; Planaltina (Vale do Amanhecer); Paranoá; Park Way; Recanto das Emas; Riacho Fundo I e II; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; Sobradinho I e II; Sol Nascente (eleitores de Brasília); Sudoeste/Octagonal; Taguatinga Norte; Taguatinga Sul e Vicente Pires.

O levantamento dos números da pesquisa, foram feitos entre os dias 24 e 28 de setembro. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) lidera a corrida com 31,3% de intenção de votos, enquanto que Agnelo (PT) pontuou com 27% e Jofran (PR) com 23,3%.

O PT de Brasília é diferente do partido nos demais Estados brasileiros. Aqui, o PT sempre cresce no fim do processo eleitoral. Foi assim em todas as eleições que disputou até hoje. O crescimento de Agnelo se deu nos últimos cinco dias pelo empenho de sua militância e também pela crescimento da candidatura para deputado federal, do médico e ex-secretário de saúde, Rafael Barbosa. Na mesma pesquisa, o Rafael pontua com 4,3% de intenção de votos rumo à Câmara Federal, perdendo apenas para Alberto Fraga (DEM), com 7,9%. Lembrando ainda que, Rafael fez um trabalho de excelência, a frente da saúde no Distrito Federal.

A coligação que apoia o ex-deputado Jofran Frejat do PR, teve diversos problemas durante a corrida rumo ao Palácio do Buriti, entre eles o mais grave foi, o impedimento pela Justiça do ex-governador José Roberto Arruda. Com menos de trinta dias de campanha, Jofran conseguiu se firmar, entretanto, ao que tudo indica, a sua caminhada ainda não se consolidou no sentido de definir estratégia, que o colocasse efetivamente à frente da máquina petista. Por outro lado, o candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg nada de braçadas e surfa nas ondas da presidenciável, Marina Silva, que de acordo com o Instituto Directa tem 52% de intenção de votos em Brasília. Outro fator que impulsionou Rollemberg, foi o apoio de Antônio Reguffe, candidato ao Senado pelo PDT que lidera as pesquisas e apoia o pessebista.

Luiz Pitiman pontuou com 5,8%, Toninho do Psol 4,6% e Perci Marrara com 0,2%. Nulos e brancos somam 3,3% e não sabem, 4,7%.

Postar um comentário

0 Comentários