About



DOUTOR ANTÔNIO É DESTAQUE: “O PARLAMENTAR - MÉDICO MAIS ATUANTE DO CENTRO-OESTE”

Por: Walter Brito

O médico ginecologista e cirurgião geral,  doutor Antônio Carlos Caetano de Moraes, 52 anos,  se elegeu deputado estadual por Goiás em 2014 pelo PDT, quando obteve 21.155 votos. Ex-presidente da Câmara de vereadores de Trindade,  ele foi indicado por meio de uma ampla pesquisas feita junto  ao povo goiano e junto às assembleias legislativas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás; para escolher o Parlamentar-Médico mais atuante em 2015 no Centro-Oeste.

O trabalho desenvolvido por doutor Antônio na Assembleia Legislativa de Goiás, ultrapassou as fronteiras do Estado e é citado como referência em todo o Centro-Oeste e pelo Brasil afora. Sua luta tem cunho social e discute com profundidade questões fundamentais, quando é envolvida a saúde pública: principalmente!

 Nesse sentido foram de grande importância  para sua escolha,  os quesitos: O seu empenho na criação do Estatuto do Diabético na Assembleia de Goiás; o seu trabalho voluntário na área da saúde, quando são atendidas populações de baixa renda em Goiânia e todo interior de Goiás;  a inclusão social de forma jamais vista na cidade de Trindade; criação dos mutirões da saúde na grande Goiânia; sua participação ativa como vice-presidente  da comissão de saúde do Parlamento de Goiás; Sua participação como fundador da famosa Associação de Voluntários do Pai Eterno em Trindade (ASVEPE), entre outras ações importantes. O doutor Antônio é pai de dois filhos: O médico Thiago Caetano de Moraes e do garotão de sete anos,  Daniel Antônio. O parlamentar é casado com a enfermeira e professora Sandra Rosa.

Pré-candidato a prefeito de Trindade, o deputado concedeu entrevista exclusiva à Revista O Parlamento & Pesquisas, quando cobrou de forma veemente dos governos: federal, estadual e dos municípios brasileiros, maior compromisso com a saúde pública. Ele falou também sobre o Trem- Bala, que será construído de Brasília para Goiânia; agradeceu a indicação como o Parlamentar-Médico mais atuante em 2015 e disse que pretende ser candidato para prefeito de Trindade pelo PMB. Quando perguntamos para o doutor Antônio sobre a sua indicação como o Parlamentar – Médico mais atuante do Centro-Oeste, ele respondeu com humildade, mas com satisfação e entusiasmo: “Quero agradecer ao povo goiano e o trabalho do Instituto de Pesquisas O Parlamento, bem com a Revista O Parlamento & Pesquisas, que juntos indicaram e identificaram o meu nome como referência na medicina no Centro-Oeste e ao mesmo tempo o reconhecimento de meu trabalho na Assembleia de Goiás.

Fico lisonjeado ao receber o título de Parlamentar-Médico mais atuante no Centro -Oeste em 2015. Isso naturalmente é fruto de nossa trabalho junto com nossos colaboradores, com os quais divido esta honraria. Trata-se também de mais um estímulo para que possamos fazer muito mais pelo povo goiano”, completou.

O estatuto do diabético

Em seguida perguntamos ao deputado sobre o Estatuto do Diabético discutido em audiência pública proposta por ele na Assembleia Legislativa. Ele respondeu: “A audiência pública que discutiu a criação do Estatuto do Diabético foi muito gratificante. Fizemos esse trabalho ao lado dos portadores dessa doença; algumas  mães de pessoas acometidas pela patologia, que no dia a dia sabem as dificuldades encontradas para o tratamento, principalmente quando se depende da saúde pública. Estiveram conosco também   doutor Nelson Rassi, presidente do Instituto de Assistência  e pesquisa em Diabetes; a Ana Maria Cristina Gonçalves, coordenadora estadual de hipertensão e diabetes da Secretaria Estadual de Saúde. Aproveito para  agradecer por meio da Revista O Parlamento & Pesquisas, a presença de todos que compareceram naquele extraordinário evento.
Tivemos a oportunidade de discutir com autoridades do assunto e interessados na questão, a criação do Estatuto do Diabético, que visa levar informações para os pacientes e  seus familiares. Mais ainda, as garantias desses com relação a medicina pública. O importante e fundamental é que criamos uma comissão que vai nortear os próximos passos dessa  causa nobre, que é o apoio aos portadores de diabetes”, arrematou o médico e parlamentar. Vale ressaltar que a doença acomete 13,4 milhões de pessoas no Brasil e poucos são os parlamentares no país que se preocupam com a questão, da mesma forma que o doutor Antônio Moraes. Nesse sentido, o deputado já solicitou do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), a destinação de uma área para a construção da sede do Instituto de Assistência e Pesquisas em Diabetes- IAPD. o trem - bala vem aí!
A reportagem quis saber também a opinião do deputado Antônio Caetano de Moraes, sobre a possibilidade de ser implantado o Trem-Bala, na Rodovia Brasília/ Goiânia. Ele foi categórico ao responder: “Vejo com muito entusiasmo a atitude do governador Marconi Perillo,  se unindo ao governador de Brasília Rodrigo Rollemberg, para presentearem goianos e brasilienses com  um projeto desenvolvimentista  que é o trem de alta velocidade. Já é uma realidade existente há muito tempo em países da Europa e Estados Unidos da América. Esse sonho realizado, certamente vai facilitar o deslocamento  de milhares de pessoas que fazem esse trajeto diariamente. Muitos deixam para fazer o deslocamento  semanalmente,  pela distância e o custo que onera o orçamento.
Com a implantação do projeto,  todos poderão ir e vir diariamente com segurança. O projeto vai gerar riquezas, desenvolvimento, qualidade de vida e potencializar a economia daquela  Região Metropolitana que já é a terceira do Brasil. O PIB gerado na Rodovia Brasília a Goiânia só perde para as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.  Finalmente quero dizer sobre o assunto que, o Trem- Bala no trajeto Brasília/Goiânia é o pontapé inicial para Goiás definitivamente acompanhar o desenvolvimento do Brasil e do mundo. O projeto tem que se estender para o resto do país”, disse.

 

Pré-candidatura para prefeito de trindade

Quanto a sua pré-candidatura para a prefeitura de Trindade, ele disse o seguinte: “ Saí do PDT onde tenho muitos amigos e amigas e me ingressei no PMB. Entretanto, eu quero esclarecer, que  eu preciso de espaço para o nosso grupo mostrar para a sociedade de Trindade,  um novo projeto de desenvolvimento. Nesse sentido é  claro que a saúde pública será o carro-chefe de nossa discussão com a sociedade.  Como conhecedor do assunto, temos que exigir de nossos governantes para a saúde pública: no Brasil, em Goiás e  Trindade ,  pelo menos o que é básico em medicina. Portanto, uma cidade como Trindade, cuja população é de 115 mil habitantes, tem  que oferecer para os seus habitantes  o atendimento de qualidade em cardiologia, pediatria, ginecologia e clínica geral. Sou pré-candidato a prefeito de Trindade no pleito que ocorrerá no mês de outubro de 2016. Como já disse, a minha legenda agora é o Partido da Mulher Brasileira- PMB.
O meu discurso que ancora minha pré-candidatura é a valorização do ser humano. Por isso, temos que melhorar efetivamente a educação em todos os níveis; a segurança pública, quando discutiremos com a sociedade a criação de uma Polícia Municipal; a criação de empregos por meio da atração de mais indústrias para nossa cidade;valorização da juventude e o cuidado especial com a criança e o idoso, entre outros ações que serão debatidas no tempo certo com o povo de Trindade.
Após a convenção e a aprovação de meu nome para disputar a prefeitura, vamos construir com o apoio do povo, um plano de governo consistente para o desenvolvimento pleno da cidade que escolhemos para viver”, concluiu o doutor Antônio.

Postar um comentário

0 Comentários