About



CHICO VIGILANTE NA LIDERANÇA PARA O PARLAMENTO DISTRITAL

 1º Chico Vigilante é o primeiro colocado para distrital


Por: Walter Brito

              Nesta edição do jornal Diário da Manhã    , publicamos pesquisa para deputado distrital em Brasília, cujo registro no TRE-DF é o 02743/2018. Vale lembrar que a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de julho, quando foram ouvidos 1200 eleitores em todas as regiões da capital brasileira. A margem de erro é de 2,1% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
              De acordo com a referida pesquisa, Chico Vigilante (PT) continua liderando, no que diz respeito à disputa de vagas para a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Lembramos que na segunda rodada de pesquisas do Instituto Phoenix, publicada este ano, deu Chico Vigilante em primeiro lugar. A pesquisa em pauta refere-se à terceira rodada. Segundo o cientista político Juvenil Coelho, o resultado desta pesquisa mostra claramente que o Partido do Trabalhadores - PT, apesar da prisão do seu maior líder, o ex-presidente Lula, a sigla simbolizada pela estrela vermelha, continua em alta e poderá ser uma grande surpresa nas eleições que se aproximam.
        Chico Vigilante pontuou com o percentual de 2,91%, correspondente a 35 citações dos eleitores de Brasília. O ex-vigilante de nome Chico pleiteia uma vaga no parlamento distrital pela quarta vez. Chico Vigilante foi também deputado federal por dois mandatos.
   Vale ressaltar que Francisco Domingos dos Santos, nascido em Vitorino Freire, no Maranhão, veio para Brasília em 1977, e em 1979 entrou para a vida pública, quando criou a Associação dos Vigilantes do Distrito Federal. Apesar de votação expressiva para deputado constituinte em 1986, ele não tomou posse por conta do cociente eleitoral, que foi insuficiente. O maranhense se elegeu deputado federal em 1990 e foi reeleito em 1994 o deputado federal mais votado de Brasília e proporcionalmente o mais votado do Brasil. O compadre do ex-presidente Lula, que aliás ajudou a fundar o PT, deverá chegar ao quarto mandato na Câmara Legislativa do DF com muita bagagem para continuar contribuindo com o povo de Brasília. Questionado pela reportagem do Diário da Manhã sobre a posição de destaque na pesquisa, ele argumentou: “O povo de Brasília é muito generoso comigo, e não é a primeira vez que isso ocorre, nem só nas pesquisas, mas também como o deputado federal mais votado no Brasil em 1994. Sei que é muito difícil continuar em primeiro lugar, num momento em que a população fala em renovação. O mesmo ocorre com meu compadre Lula, maior líder político deste país, que, embora preso, pesquisas recentes indicam que ele tem 42% de intenção de votos do eleitorado brasileiro e poderá ganhar a eleição para presidente do Brasil no primeiro turno”, arrematou.
Perguntamos também ao ex-vigilante sobre as pesquisas qualitativas que indicam a ascensão da mulher nas eleições que se aproximam. Ele disse o seguinte: “Concordo plenamente com a participação da mulher no poder, e este momento é propício! Tive a oportunidade de conversar com a companheira Arlete Sampaio, no sentido de ela se candidatar ao Palácio do Buriti, pois a vez dela poderia ser esta. Arlete declinou de nossa indicação e disputará uma vaga na Câmara Legislativa, onde certamente será eleita”, concluiu Chico vigilante.

2º O ex-diretor do Senado Agaciel Maia, joga pesado para ser o mais votado
O segundo colocado na pesquisa do Instituto Phoenix foi o deputado Agaciel Maia (PR), com 2,5% de intenção de votos. Na terceira colocação ficou a ex-secretária de esporte do Distrito Federal, Leila do Vôlei (PSB), empatada com o ex-administrador de Samambaia, Risomar Carvalho (PSD), ambos com 2% de intenção de votos, correspondentes a 24 citações cada, entre os 1200 entrevistados. Veja abaixo da matéria a tabela completa para deputado distrital.

3º Leila do Vôlei poderá ser uma das mais votadas para a Câmara Legislativa do DF
4º Risomar Carvalho foi administrador de Samambaia

Se a eleição fosse hoje, os 13 mais citados entre os 24 que comporão a nova Câmara Legislativa do DF pertenceriam aos candidatos sem mandato. Portanto, a renovação caminha a passos largos e a todo vapor. De acordo com o cientista político Juvenil Carvalho, a renovação no parlamento distrital chegará a 70%. “O povo quer renovação na Câmara Legislativa do Distrito Federal e para os demais cargos, inclusive para presidente do Brasil.       
No caso da Câmara Legislativa, teremos um dado diferenciado e que nunca ocorreu no parlamento brasiliense. Tudo indica que os eleitores de Brasília almejam eleger um número significativo de mulheres, que poderá chegar ao placar inusitado de 12 mulheres e 12 homens; mesmo com número menor de mulheres pleiteando o cargo! Muitas mulheres que ainda não passaram na convenção e hoje são desconhecidas da maioria do eleitorado, de acordo com pesquisas qualitativas, podem crescer e se elegerem no dia 7 de outubro, pois na eleição que se aproxima, a mulher será protagonista. Lembro ainda que, além de a mulher representar percentual insignificante entre os condenados e presos na Operação Lava Jato, a mulher brasiliense, de todas as tendências ideológicas, em sua maioria, entende que Dilma Rousseff foi injustiçada no processo de impeachment. Por isso, a vontade de experimentar a mulher no poder. Neste sentido, apesar da maioria de mulheres de todos os segmentos, da Ceilândia ao Lago Sul, e de acordo com a pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto Phoenix, em quatro rodadas, do início do mês de maio ao final de julho, nos mostra que o partido mais querido pela mulher brasiliense é o Partido dos Trabalhadores (PT). Em segundo lugar, o Partido da Mulher Brasileira-PMB. Por isso, o sexo feminino terá prioridade nas urnas, com uma ligeira vantagem para mulheres que pertencem ao Partido dos Trabalhadores,” sentenciou Juvenil Carvalho.
Concordamos em parte com o cientista político Juvenil Carvalho, e acreditamos firmemente que além da metade da nova Câmara Legislativa do DF formada por mulheres, Brasília poderá ter surpresas na disputa para o Senado e também para o Palácio do Buriti, onde a presença feminina se destacará. Nesta seara, existem mulheres pontuando bem e podem dar trabalho. Além disso, militares de diversas patentes terão bom desempenho nas eleições de outubro!

5º Rafael Prudente (PMDB)
6º Delmasso tem tudo para se reeleger
7º Apesar de bem colocada nas pesquisas, Liliane, filha de Roriz, não deve concorrer ao parlamento distrital
8º Guarda Jânio (PROS)
9º Pastor Daniel Castro é a esperança do PSC

10º O representante de Planaltina - DF, o professor Jordenes, ele pontua bem e pode levar!





Postar um comentário

0 Comentários