About



DIA 25 de agosto: Dia do Soldado e do velho VESPA!

 Por: Walter Brito


Vespasiano Gualberto de Brito, o alfaiate!

Hoje 25 de agosto, Dia do Soldado e também dia do nascimento de meu querido e saudoso pai Vespasiano Gualberto de Brito, o alfaiate!

Vespasiano e Deijanira viveram juntos 57 anos de uma história de amor e vitórias

Foi um dos maiores profissionais da alta costura nacional. Entre os seus muitos clientes, o saudoso senador e ex-governador de Minas Gerais e então dono do Banco Nacional, Magalhães Pinto. Este chegava ao famoso atelier do estilista Linhares e dizia para o próprio estilista ou para o gerente de sua empresa: "Eu vim provar o meu novo terno de Pitex Super Mohair 1504, mas quero ser atendido pelo contramestre, o seu Vespasiano".

Vespasiano era o alfaiate preferido de Magalhães Pinto

Meu querido pai faleceu no dia 10 de outubro de 2008 aos 84 anos. Ex-peão de boiadeiro em Flores de Goiás, Vespa aos 19 anos mudou-se para Formosa, distante 159 km de sua Flores de Goiás, cidade remanescente dos milhares de quilombos Brasil afora.

Ainda hoje a maioria da população de Flores é formada por negros retintos como Vespa


Uma das últimas aparições públicas do alfaiate e a filha Valquíria


Vespa puxando a miudinha criou ao lado de Deija: oito filhos com muita dignidade!


Creusa entre Walter Brito e Vanderlei (prof.universitário). O hoje advogado Vespasiano Filho (usando chupeta) ao lado do ex e próximo prefeito de Flores Wagner

Ainda hoje Flores de Goiás detém suas tradições e conserva a maioria de seus munícipes negros retintos. Um dos grandes orgulhos de Vespa foi ver seu filho Wagner Gualberto de Brito vencer por meio do voto popular a eleição para prefeito aos 26 anos de idade em sua Flores de Goiás. Vespa viveu o bastante para assistir também à posse de seu filho caçula Waldir Gualberto de Brito como prefeito de Vila Boa em 1/1/2004, cidade vizinha de Flores Goiás. No leito do Prontonorte no DF e às vésperas de sua partida para a eternidade, Vespa soube que o seu filho caçula, o doutor Waldir foi reeleito com a maior votação proporcional na região do Entorno de Brasília. O guerreiro da agulha, que criou oito filhos ao lado da esposa Dejanira, esta, porteira de uma escola pública; costumava falar o seguinte:


Os 90 anos comemorados pela matriarca ao lado dos oito filhos

"Tenho oito filhos, todos fizeram curso superior. Eu os criei puxando a miudinha e com a ajuda fantástica de minha companheira Dejanira". Vale lembrar que um dos últimos trabalhos que Vespa executou no atelier do Linhares, em Brasília, foi quando ele modelou e costurou o terno de posse do presidente Fernando Collor de Mello. Tive o prazer de homenagear em vida os meus queridos pais Vespasiano e Dejanira, quando lancei a primeira edição do livro: "Memórias de Uma Família Negra Brasileira" no Teatro Nacional em Brasília no dia 10 de 2006. (Vespa faleceu 2 anos depois, no dia 10 de outubro de 2008). Naquela noite de festa no Teatro Nacional em Brasília compareceram mil pessoas, entre elas os meus sete irmãos, alguns sobrinhos, meus pais e muitos de seus amigos. Ao lado de meus pais e participantes da mesa de autoridades, os atores negros, cariocas e da TV Globo Cosme dos Santos, Jorge Coutinho, atual presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro, e Milton Gonçalves.
Vale lembrar que a capa do livro foi feita pelo artista plástico Siron Franco, o prefácio pelo poeta goiano Antonio Victor, e a apresentação da obra pelo ex-presidente da República, José Sarney.
Da eternidade, Vespa e Deja observam os seus filhos políticos disputarem mais um pleito no dia 15 de novembro de 2020. Eu, como primogênito, sou pré-candidato a vereador pelo PDT no Rio de Janeiro; o Wagner Gualberto de Brito, ex-prefeito de Flores de Goiás, atual vice-prefeito, é pré-candidato a prefeito de Flores de Goiás; o doutor Waldir Gualberto de Brito lidera em todas as pesquisas a corrida rumo ao terceiro mandato na cidade de Vila Boa pelo Partido dos Trabalhadores. Comenta-se nos bastidores da política goiana que o ex-presidente Lula irá ao município antes do pleito prestigiar o seu correligionário bom de voto.
Em tempo, o engenheiro Adão, casado com a nossa sobrinha e advogada Luana, tem tudo para ganhar a eleição para prefeito de Buritinópolis-GO, pelo Partido do Trabalhadores.
Aproveito a oportunidade para convidar os cariocas leitores desta matéria para o lançamento da segunda edição de meu livro: Memórias de Uma Família Negra Brasileira, que ocorrerá no dia 9 de outubro de 2020, às 18 horas, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Salve Vespasiano Gualberto de Brito!


Postar um comentário

0 Comentários