About



FAMÍLIA ATTIÉ COMPLETA 90 ANOS DE CRISTALINA EM 2020

 

 Luiz Attié  e o filho caçula, o advogado Luiz Felipe

Por Walter Brito

A família é de fato a maior referência da humanidade. Conheço a Serra dos Cristais há muitos anos e sua população é na maioria formada por famílias honradas, independentemente da questão político-ideológica, pois estamos a 75 dias das eleições, e em qualquer um dos 5570 municípios certamente haverá disputa pelo poder, o que é  natural e democrático.


Luiz Attié e a saudosa tia, dona Aurora Attiê

Conheci a Família Attié por meio de uma bela entrevista concedida a este repórter pela elegantérrima e saudosa dona Aurora Attié em março de 2007, que explicou sobre a vinda da honrada família libanesa, contribuindo efetivamente para o engrandecimento daquela cidade que, embora com apenas 60 mil habitantes, é conhecida no Brasil e no mundo como Capital do Cristal e do Agronegócio.

A família Attié, que atuou forte no comércio de pedras e em outras atividades, completa 90 anos de Cristalina em 2020, ano em que o mundo se assusta com a pandemia da covid 19 e só  no Brasil quase 120 mil pessoas perderam a vida e quase 4 milhões de pessoas estão infectadas.

É importante ressaltar que os membros da família Attié  não nascidos na capital do cristal foram criados na cidade ou criaram vínculo muito forte com o município, onde fizeram história e contribuíram com sua cultura, educação, culinária, economia, política e administração pública, entre outras atividades.

Na entrevista concedida a este repórter em 2007, dona Aurora profetizou que seu sobrinho Luiz Carlos Attié tinha todas as condições de se eleger prefeito da cidade e certamente faria a diferença na administração pública, pelo seu preparo como economista treinado nos bancos das universidades de Brasília, além da experiência adquirida como empresário na área imobiliária da capital brasileira, onde ajudou a escrever a história dos corretores de JK, responsáveis em grande parte pela consolidação de Brasília como capital da República.

Presidente do Creci DF por mais de uma década, quando deixou a entidade como uma das mais organizadas entre os 27 estados da federação, além de participar como membro do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, o COFECI, Attié  deu sua contribuição viajando pelo mundo, conhecendo as  instituições do mesmo ramo, quando levou experiências daqui para serem implementadas com sucesso em outros países e vice versa, oportunidade em que ajudou a aperfeiçoar nossa instituição nacional com ensinamentos trazidos do exterior.

Portanto, o membro da família Attié que nasceu em Barretos e viveu sua infância e parte da adolescência em Cristalina, onde teve sua primeira namorada, retornou ao município como empresário bem-sucedido, adquirindo uma propriedade rural no município no início de sua independência financeira. Assim que lhe sobrou algum dinheiro, a sua primeira providência foi investir no município em que sua família tem raízes fortes com seu povo.

OITO ANOS DE UM GOVERNO DE EXCELÊNCIA

Luiz Attié e  Cristine Lagarde, então  Ministra da Fazenda da França. Na ocasião  foi lançada a pedra fundamental para a implantação da Fábrica francesa Bonduelle em Cristalina.


Carlos Attié  cumpriu  sua missão como gestor público durante oito anos, de 2008 a 2016, quando fez sem dúvidas a melhor administração da história de Cristalina e correspondeu ao que predisse sua tia, a saudosa dona Aurora, na entrevista  a nós concedida: "O Luizinho é um homem preparado nas melhores universidades de Brasília, passou no concurso do Banco do Brasil ainda menino e depois foi líder entre os corretores de JK e ajudou Brasília a se erguer. Ele está vindo para Cristalina para fazer a diferença, pois vai fazer a melhor administração de nossa história e vai honrar sobremaneira a família Attié, que chegou ao município em 1930. Temos nossas raízes fincadas aqui, e o primeiro dinheiro que sobrou no bolso de meu querido sobrinho, que é um predestinado, ele comprou terras aqui no município, que simboliza sua identidade com a cidade. Um homem que conheceu o mundo como ele vai fazer o melhor para nossa cidade", disse dona Aurora naquele sábado do mês de março de 2007, ao lado da neta Kalinka. 

Os anos se passaram e a obra foi feita: Asfalto no centro da cidade e nos bairros; saneamento básico; escolas na cidade e zona rural; deu dignidade ao funcionário público, melhorando salário com pagamento em dia; exigiu respeito para o professor cristalinense,  com salários dignos e cursos de reciclagem em Goiânia e Brasília e salas de aula equipadas; valorizou como nunca tinha sido valorizado o profissional da saúde; ergueu um monumento para instalar a prefeitura municipal e reconstruiu a praça da prefeitura que se tornou o cartão de visitas da cidade; reconstruiu o velho e combalido Hospital Chaud Salles, com equipamentos de alto padrão; incrementou a vida cultural da cidade por meio da realização de grandes eventos e a presença de artistas nacionais; levou para o município a primeira indústria francesa da Bonduelle na América Latina, uma das maiores referências de alimentos frescos no mundo.

Luiz Attié ( Podemos) conta com total apoio do deputado federal José Nelto, presidente do Podemos em Goiás

Em seguida vieram indústrias importantes como a Fugine, Incontril e outras tantas de médio e pequeno porte, que junto com o avanço do agronegócio transformaram Cristalina na administração Attié em uma das cidades do interior brasileiro com o maior número de empregos, realidade que hoje é outra. O município de Cristalina  saiu da mídia nacional, embora o agronegócio continue dando orgulho aos cristalinenses, mas não favorece o povo como no período entre 2008 e 2016, a era da fartura, quando os mais humildes viveram melhor. São  por estas e outras razões do boom da administração Attié que o povo sente falta, e a cidade e toda a zona rural mostram por meio de todas as pesquisas que a renovação é  a volta do sobrinho da dona Aurora ao poder. E a família Attié comemorará com as delícias da comida árabe os 90 anos de lutas, resistência, dignidade, conquistas e vitórias no município de Cristalina. Sabemos que existem diversas pré- candidaturas para prefeitura de Cristalina, o que é  legítimo na democracia.


  Luiz Attié e sua relação forte com o povo cristalinense

 Como jornalista e cientista político conhecedor das disputas políticas em todo o país, a meu ver, a disputa real em Cristalina se dará entre Daniel do Sindicato (DEM), que certamente conta com o apoio do governador Caiado e o Luiz Attié (Podemos), que de acordo com a maioria das pesquisas, o ex-prefeito conta com o apoio do povo, pois é o líder das referidas pesquisas em todos os cenários!  MAKTUB. SALVE A SAUDOSA MATRIARCA DONA AURORA ATTIÉ!


 A disputa em Cristalina se dará  efetivamente entre Luiz Attié e  o atual prefeito Daniel do Sindicato



Postar um comentário

0 Comentários