Na foto, este jornalista Walter Brito, a Sra. Jeniffer Curcio - Adida do Turismo, o Secretário Paco Brito, o Primeiro Conselheiro Lamine Kanté e o Sr. Kouassi Téophile - conselheiro e encarregado de Assuntos Consulares
Texto escrito pelo jornalista Walter Brito
O ex-vice-governador de Brasília, Marcus Vinícius Britto, popularmente conhecido como Paco Britto, é dono de uma bela história em Brasília. Neto do saudoso senador amazonense Flávio Brito, que também foi presidente da Confederação Nacional da Agricultura - CNA, o então garoto carioca já conhecido como Paco, aos dez anos de idade veio conhecer os encantos da capital do poder e por aqui ficou morando com o avô empresário e senador da República, portanto desde infante foi bem orientado para conviver com o meio empresarial, a política, a diplomacia e o convívio com os amigos de todos os segmentos sociais que ele adora nas horas de lazer. Trabalhador dedicado, logo cedo ele se estabeleceu como empresário no DF e depois veio a parte política.
Além de ter tido como mestre o avô senador, eu o conheci nos velhos tempos na casa do Park Way de Joaquim Roriz. Paco foi secretário institucional do GDF no governo de Maria de Lourdes Abadia, cuja indicação foi feita pelo próprio Roriz, de quem foi muito amigo.
Em 2018, com sua espiritualidade aguçada, e ajudando a unir os diversos partidos que se somaram ao projeto do grande governador Ibaneis Rocha, entre os quais o Avante, presidido pelo próprio neto do senador amazonense, eis que Paco torna-se vice-governador de Brasília e, durante os quatro anos de mandato, ele foi considerado em diversas pesquisas nacionais o melhor vice-governador do país. Iniciou seu mandato em 2019 como coordenador da transição, entre o governo Rollemberg e Ibaneis. O carioca-brasiliense ficou conhecido na mídia como o Marco Maciel de Brasília, ou seja, uma referência ao importante vice-presidente da República do governo FHC, o pernambucano respeitado e reverenciado no Brasil e no exterior, o nosso professor eterno Marco Maciel!
Morando em São Paulo há três anos, onde tive a honra de disputar a eleição para deputado federal pelo PROS, e há diversos meses sem vir ao DF, por mera coincidência, ontem, 8/2/2023, ao completar um mês dos dissabores que abalaram a capital brasileira, estivemos com o Paco e o Lamine Kanté na Embaixada da Costa do Marfim, numa reunião a favor da união cada vez mais forte entre Brasília e o continente africano, que tem 32 embaixadas acreditadas em Brasília. Paco agora é o secretário das Relações Exteriores de Brasília, e o amigo africano de quatro décadas Lamine Kanté, que é o primeiro-conselheiro da Embaixada da Costa do Marfim no exercício do cargo, Encarregado de Negócios a.i. - na ausência do embaixador Diamouténé Alassane Zié, que se encontra em missão oficial em Abidjan. Lembrando ainda que, com a vacância do cargo de embaixador em 2019, Lamine foi embaixador substituto por quase três anos.
A pauta tratada entre Paco e Lamine se referiu aos possíveis acordos culturais e comerciais entre Brasília e Costa do Marfim. Outro assunto de grande importância se refere ao projeto iniciado no governo Joaquim Roriz em 2005, que poderá ter continuidade, ou seja: "Cidades Irmãs - Brasília capital da República e Yamoussoukro - capital política de Côte d'Ivoire".
Neste sentido, as duas capitais têm seus traçados muito parecidos. O projeto da cidade marfinense foi concebido pelo engenheiro francês Antonio Cesario com orientações do arquiteto Oscar Niemayer do alto de seus 99 anos. Na sequência Paco e Lamine falaram também sobre a possibilidade de as crianças e adolescentes das escolas públicas de Brasília visitarem a Embaixada da Costa do Marfim e as demais embaixadas africanas, o que poderá ser tratado em uma reunião ampla com a presença do decano, que é o embaixador de Camarões, o senhor Martin Agbor Mbeng, e demais embaixadores do grupo africano. Participaram também da audiência a Sra Jeniffer Curcio - Adida do Turismo, e o Sr. Kouassi Théophile - conselheiro e encarregado de Assuntos Consulares.
Como se vê, a Secretaria da Relações Exteriores de Brasília, recriada pelo governador Ibaneis Rocha, certamente é uma vitória para Brasília e para as novas gerações da capital brasileira, que hospeda 131 embaixadas estrangeiras de todos os continentes. A governadora em exercício Celina Leão acompanha com muita atenção o trabalho desenvolvido pelo secretário Paco. Vale ainda lembrar, que nos últimos anos, os brasilienses que sempre tiveram uma relação estreita com a diplomacia estrangeira, agora, por meio deste importante encontro entre o secretário Paco e o administrador e cientista político da embaixada da Costa do Marfim Lamine Kanté, certamente os laços de amizade se tornam mais fortes. Ressaltamos que o dr. Lamine Kanté foi estudante da UnB, sua esposa, a dra. Rokia é médica e gerente do Posto de Saúde da QI 21 no Lago Sul -DF e o filho casal é um brasiliense.
0 Comentários