Dr. Raimundo Hermes Barbosa, presidente da Fadesp e o dr. Guilherme Afif Domingos, Secretário Especial de Projetos Estratégicos do Governo de São Paulo
Texto escrito pelo jornalista Walter Brito
Quando Juscelino Kubitschek de Oliveira disse em Jataí em Goiás - para o funcionário público Toniquinho que cumpriria a Constituição transferindo a capital do Brasil localizada à época no Rio de Janeiro para Brasília, poucos acreditaram nas palavras do filho da professora Júlia de Diamantina em Minas Gerais. O fato ocorreu durante a campanha do mineiro rumo à presidência da República em 1955. O quadrilátero do projeto de Brasília era cerrado puro e nas cercanias de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Planaltina e Formosa - todas em Goiás. Cinco anos depois o sonho de Dom Bosco e o projeto de JK seria inaugurado no dia 21 de abril de 1960. Hoje a cidade-estado Brasilia-DF encontra-se consolidada como capital da República.
O Palácio dos Bandeirantes poderá ir para o centro da cidade de São Paulo - Foto: Divulgação
Para falar sobre a Manhatthan da América Latina - em que poderá se transformar o centro de São Paulo, convidamos o advogado e presidente da Federação Nacional dos Advogados, Estagiários e Bacharéis/FADESP, o dr. Raimundo Hermes Barbosa, morador em São Paulo há mais de 50 anos, ex-Vice Presidente, ex- Conselheiro Federal e ex-Secretário-Geral da OAB/SP, o dr. Hermes é amigo pessoal do doutor Guilherme Afif Domingos (PSD), ex-ministro, ex-Vice Governador de São Paulo e atualmente Secretário Especial de Projetos Estratégicos do Governo de São Paulo. Afif sonha com o projeto de tranferência do Palácio dos Bandeirantes para o centro de São Paulo desde a época em que foi Vice-Governador de Geraldo Alckimin (PSB), entre 2011 e 2015.
Tarcísio Freitas e Afif Domingos: a dobradinha que promete mudar para melhor a cara da quarta cidade do planeta Terra - Foto: Vinicius Freitas/Divulgação
Por isso e por sua bela trajetória como homem público, ele é o principal orientador do Governador Tarcísio Freitas na corajosa empreitada. Nesta ordem perguntamos ao experiente advogado que conviveu e convive com os grandes juristas brasileiros, como os saudosos Maurício Corrêa, o seu tio e advogado renomado Raimundo Pascoal Barbosa, Waldir Troncoso Peres, Evandro Lins e Silva, e os juristas de proa da atualidade, tais como Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Alberto Zacharias Toron, entre outros. Perguntamos ao dr. Hermes sobre sua opinião referente à viabilidade da transferência da Administração de São Paulo que ocupa 56 edifícios, abriga 18 mil funcionários e é estruturada efetivamente no bairro do Morumbi na Zona Sul de São Paulo desde 1965, onde fica o Palácio dos Bandeirantes. Neste sentido, segundo as tratativas governamentais, tudo indica que até o mês de outubro teremos a configuração do projeto pronto para a transferência do Palácio dos Bandeirantes para o centro de São Paulo, ou seja; o centro da quarta cidade do planeta Terra poderá estar de cara nova daqui para frente.
O trio de colaboradores do Governador Tarcísio citado na matéria em pauta: Kassab, Natália Rezende e José Messina - Foto composição: Divulgação
Com muita tranquilidade e de forma didática o jurista Raimundo Hermes Barbosa Argumentou: "Tarcísio Freitas foi um grande Ministro de Estado, ele provou que é um tocador de importantes obras em todo o país e está cumprindo o que prometeu em campanha para Governador de São Paulo em 2022. A transferência do Palácio dos Bandeirantes para o centro será a salvação de São Paulo, poderá ser concluída até 2026 e dará mais dignidade aos seus moradores. Hoje os paulistanos têm vergonha de falar que trabalham, moram ou convivem diariamente com o lixão em que o centro da cidade se transformou, embora o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tenha se esforçado para contornar o caos em que nossa amada cidade se tornou. Sabemos das dificuldades que é remover todos os dias mais de 700 toneladas de lixo, e só a Cracolândia produz mais de 20 toneladas. Sabemos também que a cidade tem mais de 50 mil moradores de rua, sendo percentual significativo de dependentes químicos e mais de 3 mil fazem parte da Cracolândia.
Portanto, a cidade que já esteve entre os primeiros lugares do turismo de negócios no mundo, apesar do caos e graças à pujança de nosso povo, pois ainda somos detentores do título da cidade que não para; por isso ainda ocupamos o vigésimo primeiro lugar nos destinos de negócios do mundo. Acredito firmemente que a coragem e determinação do governador Tarcísio Freitas vai nos deixar em posição confortável nos próximos anos e começando ainda este ano. O Governador Tarcísio conta com uma equipe competente de colaboradores, entre os quais destacamos o Secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab (Presidente do PSD), a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Rezende, o Assessor Especial José Messina e o meu amigo Guilherme Afif Domingos, Secretário de Projetos Estratégicos. Este é o homem certo que o momento exige! Afif exerceu diversas funções importantes que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento da cidade de São Paulo, de nosso Estado onde foi Vice-Governador e a favor do Brasil.
Na foto, este jornalista Walter Brito, o advogado Hermes Barbosa, o doutor Afif Domingos e professor Roque Cortez Pereira, vice-presidente da Fadesp
Ele vai saber ajudar a transformar em realidade esse passo importante que o Governador Tarcísio está dando, inclusive fazendo as pessoas resgatarem o orgulho perdido pela cidade de São Paulo. A satisfação de dizer que mora e trabalha no centro e ao lado do Palácio dos Bandeirantes poderá ser a bola da vez, acredito! Vale ainda lembrar que o projeto de revitalização que a priori se mostra a todo vapor, tenho a convicção de que será transformador e como disse o próprio Governador: "Precisamos de algo icônico, onde as pessoas poderão admirar e passear pelo centro fazendo fotografias, filmagens e enviando via redes sociais para o planeta Terra".
Certamente a 'Esplanada do Governo Tarcísio' marcará com letras garrafais a modernização da cidade de São Paulo e a continuidade do progresso dos demais 644 municípios de nosso Estado que são pujantes, mas precisavam de um administrador de pulso e determinado como o nosso. Em meu modesto entendimento, com a transferência do Palácio dos Bandeirantes para o centro da capital de 12 milhões de habitantes, o Governador Tarcísio passará para a história do Brasil, quando teremos a cidade e o Estado de São Paulo "antes de Tarcísio e depois de Tarcísio Freitas"! Por isso conclamamos toda a população da cidade e do Estado de São Paulo, independentemente de partido político e ideologia, para se unir e incentivar o governo a realizar com sucesso a revitalização do centro de São Paulo que consequentemente será o carro-chefe para o desenvolvimento pleno de nosso país", concluiu o doutor Raimundo Hermes Barbosa, presidente da Fadesp!
0 Comentários