Pablo Marçal e sua candidata a vice-prefeita Antônia de Jesus |
Texto escrito pelo jornalista Walter Brito
O povo afro-brasileiro foi escravizado por 388 anos em nosso país. Depois de 136 de liberdade, a população negra, sua maioria vive na miséria, e é a maior população negra fora da África. Vale lembrar que o negro brasileiro deu sua contribuição em diversos ciclos econômicos, tais como a mineração, produção de açúcar, café, algodão, cacau, construção civil, na criação de gado, entre muitas outras. Neste sentido, no início da implantação do Banco do Brasil, boa parte de sua diretoria e sócios era ligada ao comércio clandestino de africanos e à escravidão.
O candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) número 28, é o único entre os candidatos a prefeito de São Paulo que tem relação estreita com o Continente Africano e com a negritude brasileira. Em Angola na África, Marçal está à frente do projeto Camizungo, onde ajuda mais 350 famílias a prosperar construindo suas casas, criando infraestrutura e trabalhando para a mudança de mentalidade de um povo. No projeto Camizungo será erguida a Plataforma Internacional que será administrada pelos próprios angolanos, cujo objetivo é mostrar que todos podem prosperar por meio da mudança de mentalidade.
Pablo Marçal e sua candidata a vice-prefeita Antônia de Jesus na motociata realizada em Itaquera- Zona Leste de São Paulo |
Na sua pré-candidatura à presidência da República em 2022, Marçal escolheu a Fátima Pérola Negra para ser sua vice-presidente, mas forças ocultas impediram sua candidatura. No referido período, Marçal foi recebido por 14 embaixadores africanos em Brasília, quando falou como seria sua relação com a África, no caso de vitória para presidente do Brasil.
Antônia de Jesus tem uma bela trajetória na Polícia Militar de São Paulo |
Como candidato a prefeito de São Paulo, Marçal tem dito que em seu governo os afrodescendentes terão participação, desde que tenham capacidade para o exercício das funções para as quais serão designados.
A reportagem entrevistou com exclusividade a candidata a vice-prefeita de São Paulo, Antônia de Jesus Barbosa Fernandes, casada, mãe de dois filhos, católica fervorosa, 45 anos de idade e 23 anos trabalhando na polícia militar de São Paulo, onde é cabo. Antônia nasceu em Ubatã na Bahia, localizada na microrregião de Ilhéus- Itabuna, mesorregião no sul baiano e nas proximidades da Ilha de Monte Pascoal, por onde o Brasil foi descoberto. Interrogada por este repórter referente à sua família, locais onde estudou e sua vinda da Bahia para São Paulo, a vice de Marçal argumentou com um sorriso nos lábios: "Os meus pais são os guerreiros católicos e de muita fé, o seu Alfredo Barbosa e Maria Belarmina de Jesus. Eu vim para São Paulo morar na casa de uma irmã em janeiro de 1996. Estudei até a oitava série em Ubatã e o ensino médio eu concluí no Colégio Samuel Wayner no Grajaú - Zona Sul da capital paulista. Sou casada com José Antônio e meus filhos são o Bruno, com 17 anos, e Pedro, de 8 anos", disse a Cabo Barbosa. Referente à bela história em que ela salvou a vida de um bebê em suas atividades de rua na PM, a candidata do PRTB explicou de forma detalhada: "Eu me encontrava em um patrulhamento de rotina em 2017, quando surge uma jovem drogada e sem rumo em plena noite de Natal. Em seus braços, um bebê sem o menor cuidado, e ela ameaçando jogá-lo em um córrego o que chamou a atenção de minha equipe. A criança recém-nascida chorava de forma desesperadora, o que mexeu muito comigo, e logo pedi a mãe para colocá-la em meus braços. Eu a abracei e acariciei como se fosse o meu filho. Percebi logo que começou a esfregar o rosto na minha farda, pois sentiu cheiro de leite, momento em que eu me encontrava em estado lactante. Logo o amamentei como se sua mãe fosse e junto com minha equipe salvamos a vida daquele inocente que um dia fará sua própria história. Que Deus proteja sempre a criança que salvamos e hoje está com a idade de meu filho Pedro com 8 anos". Arrematou Antônia de Jesus. Sobre os seus 23 anos na PM de São Paulo, ela nos informou o seguinte "Trabalhei sempre nas ruas de São Paulo, e certa vez tirei plantão na recepção do quartel, mas minha vocação é ajudar, proteger pessoas e combater o crime nas ruas de uma cidade com 12 milhões de habitantes. Eu gosto de gente e me sinto muito bem desempenhando com muito orgulho minhas atividades profissionais na mais importante cidade brasileira", respondeu a candidata. Quanto ao problema do racismo no Brasil ela disse: "O racismo é de fato muito forte em nosso país.
Este jornalista Walter Brito 28.233, candidato a vereador por São Paulo e a candidata vice-prefeita Antônia de Jesus unidos pela causa negra |
A primeira manifestação de racismo que sofri, eu era criança e fui chorando falar para minha mãe o ocorrido. Ela me abraçou e disse que ela era negra como eu, e era a pessoa que mais me amava. Aprendi com minha mãe que a forma mais forte para combater o preconceito era estudar e seguir uma vida reta. Eu me orgulho de já ter nascido maquiada e saber que a Mãe África nos deixou tantos legados importantes nos costumes, em nossa cultura e na culinária, onde eu destaco a feijoada que surgiu nas senzalas de nosso país, cuja escravidão durou mais de 300 anos. Depois de 136 anos da libertação formal dos escravos, o nosso povo continua em dificuldades. Quando Pablo Marçal me convidou para ser a vice-prefeita dele na quarta cidade do Planeta Terra me senti representando um povo que derramou o sangue para construir um país de 220 milhões de habitantes e que será a nação mais próspera da Terra. Certamente vamos vencer a eleição no dia 6 de outubro no primeiro turno e lutaremos a favor do povo paulistano que tem 45% de afrodescendentes. Como o governo é para servir, eu ao lado do próximo prefeito de São Paulo Pablo Marçal vamos trabalhar com muita energia e fé os quatro anos de administração com um olhar para o ano de 2050", concluiu Antônia de Jesus.
O presidente municipal do PRTB, o Levy Fidelix Filho e a candidata a vice-prefeita do Marçal, a Antônia de Jesus. O presidente municipal do PRTB é filho do saudoso Levy Fidelix, fundador do PRTB |
Como se vê, é a primeira vez na história da maior cidade da América do Sul que uma negra retinta tem possibilidades reais de se tornar vice-prefeita. Parabenizamos Pablo Marçal pela escolha de sua vice Antônia, cujas qualidades a credenciam para o posto. O parabenizamos também por dar apoio efetivo a mim e aos 55 colegas do PRTB, inclusive divulgando em suas redes a legenda do partido. O jovem empreendedor de 37 anos Pablo Marçal recebe a cada dia o apoio do povo brasileiro e do povo paulistano para administrar a mais importante cidade da América Latina. Acredito firmemente na sua eleição ainda no primeiro turno.
Este jornalista Walter Brito 28.233 PRTB, é o candidato a vereador do Pablo Marçal - junto com outros 55 nomes do PRTB.
0 Comentários